A Caixa  divulgou na terça-feira 14 o calendário para os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os pagamentos serão realizados entre os meses de março e julho de 2017.

O cronograma foi divulgado para a imprensa, antes de ser repassado aos funcionários que terão de dar conta do serviço nas unidades da Caixa.

“Mais um desrespeito da direção do banco com seus empregados. Primeiro vem essa medida do governo, que provoca aumento da demanda de profissionais ao mesmo tempo que a Caixa anuncia um PDVE (Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário) que reduzirá, também a partir de março, em 10 mil o número de empregados. Agora o anúncio do calendário, via imprensa, sem que os bancários saibam antes o cronograma e possam se organizar”, critica o dirigente sindical Renato Perez.

“O movimento sindical sempre reivindicou mais empregados para diminuir a sobrecarga de trabalho, melhor atender a população e fortalecer o banco público. A Caixa faz exatamente o contrário. Diminui o número de bancários justamente quando se aproxima um aumento significativo da carga de trabalho. É uma conta que não fecha”, reforça.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região notificou a Caixa contra a abertura de agências aos sábados. “O trabalho no sábado, além de desrespeitar a Lei Federal, inviabiliza o usufruto do repouso semanal remunerado pelo empregado, previsto em Acordo Coletivo. A luta por mais contratações pela Caixa permanece. O aumento do número de empregados, além de cumprir o papel social na diminuição da taxa de desemprego, fortalecerá o atendimento ao público. Dessa forma, o Sindicato requer solução definitiva para o melhor atendimento a população sempre, como a contratação de mais empregados, não sendo o atendimento ao sábado a resposta”, afirma no documento.

Compartilhe: