consulta_bancarios_sp2

Os bancários de São Paulo, Osasco e Região já podem responder à consulta do Sindicato que servirá de base para nortear os debates em torno da pauta de reivindicações da Campanha Nacional Unificada 2013, a ser entregue à federação dos bancos (Fenaban). As perguntas podem ser respondidas em papel ou pelo site.

> Clique aqui para responder a consulta
> Clique aqui para acessar a versão impressa

O questionário é dividido em cláusulas econômicas, sociais, condições de trabalho, segurança, além de formas de fortalecer a mobilização.Para a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, o expressivo número de questionários que são preenchidos e devolvidos pela categoria a cada ano demonstra o quanto essas questões são fundamentais no dia a dia dos bancários.

“A consulta é a primeira participação dos trabalhadores na campanha nacional. Por isso é importante conversar com os colegas de setor sobre as questões que mais afetam a todos e pensar também o que afeta cada um em particular. É o momento de se refletir sobre o que deve ser reivindicado para melhorar as condições de trabalho e a própria qualidade de vida”, afirma Juvandia.

Sindicato Cidadão – Entre as questões da consulta constam ainda temas como a regulamentação do sistema financeiro, o marco regulatório da comunicação e outros assuntos mais gerais para que os bancários possam opinar.

“Foi a mobilização conjunta, fora do período da campanha nacional que obteve um dos principais avanços para os trabalhadores: a isenção total de imposto de renda para PLR de até R$ 6 mil e descontos menores a partir deste valor. Esse é um exemplo prático de como é importante a atuação da entidade em questões ligadas ao cotidiano do trabalhador. E esse é o papel do Sindicato Cidadão”, destaca Juvandia.

O resultado da consulta será levado às conferências estadual e nacional para ser debatido também por bancários de outras cidades e estados. Ao final de todo esse processo amplo e democrático será constituída a pauta de reivindicações gerais que irá à negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban.

Preencha, recorte e entregue o formulário ao lado para um representante do Sindicato que visita seu local de trabalho. A consulta também será disponibiliza da em braille e com fontes maiores para os bancários com deficiência visual.

Questões Específicas – As propostas específicas dos bancários do Banco do Brasil e da Caixa Federal foram aprovadas nos respectivos congressos nacionais desses trabalhadores. As reivindicações dos funcionários do Bradesco, do Itaú, do HSBC e do Santander foram aprovadas em encontros nacionais.

Fonte: SEEB-SP

Compartilhe: