O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região realiza em 10 de abril, segunda-feira, Seminário Em Defesa dos Bancos Públicos, das 9 às 18 horas, no Braston Hotel, sala Topázio, rua Martins Fontes, 330, Centro, São Paulo. O evento é gratuito e os interessados devem fazer inscrição até às 15 horas de sexta-feira, dia 7, enviando nome, e-mail e telefone para o e-mail:  seminário@spbancarios.com.br ou ligar para: (11) 3188-5200.

A finalidade é auxiliar os trabalhadores e outros segmentos da sociedade a entender o porquê dessas empresas essenciais para o país estarem passando por processo de desmonte. Redução de postos de trabalho, processos de reestruturação para reduzir direitos, fechamento de agências fazem parte da dura realidade enfrentada por bancários da Caixa Federal, Banco do Brasil e outras instituições financeiras públicas.

No evento será lançada a cartilha Em Defesa dos Bancos Públicos: Verdades e Mentiras, elaborada a pedido do Sindicato pelo economista João Sicsú, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Existe um processo de desmonte geral do estado brasileiro, por meio de propostas de reformas da Previdência e trabalhista. Os bancos públicos também estão inseridos nesse ataque”, afirma o economista, explicando um dos objetivos da publicação.

Para Sicsú, existem mentiras que são marteladas o tempo todo, passado a ideia de serem verdades. “Uma delas é que os bancos públicos não têm competência, por exemplo, para ofertar crédito. A verdade, no entanto, é que desde 2004 as taxas de inadimplência das instituições financeiras públicas são bem menores que a dos privados. O que mostra que há um grande zelo nesses bancos com essas operações".

Compartilhe: