Ocorre nesta sexta-feira, dia 17, o 1º Seminário Nacional em Defesa dos Bancos Públicos. O encontro acontece junto com o 32º Conecef, no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi.

Estarão presente bancários de bancos públicos e privados, além de diversos membros da sociedade civil, movimentos sindicais, sociais e populares, MST e parlamentares. O objetivo da Contraf-CUT, que promove o evento, é debater a grande ameaça que o governo do presidente interino Michel Temer representa ao patrimônio público.  

Segundo Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT, o seminário foi colocado antes dos congressos do BB e da Caixa para sugerir aos participantes uma reflexão sobre o papel, a importância e as ameaças que os bancos públicos estão enfrentando.

“Nós dividimos o evento em três blocos: primeiro, convidamos a academia para falar ideologicamente a respeito do assunto; em um segundo bloco, nós convidamos os representantes do parlamento, deputados e senadores para narrar como está o embate político pró e contra essas instituições. No terceiro bloco, nós convidamos os movimentos sociais do campo e da cidade para dizer porque precisam de um sistema financeiro diferente. Será uma grande reflexão que instrumentalizará os congressos que acontem em seguida”, garantiu.

Confirma a programação abaixo:

• Mesa 1 – Bancos Públicos: Ativo necessário na sociedade brasileira.
Professores: Marcio Pochman, Ladislau Dowbor e Fernado Nogueira

• Mesa 2 – Ação Parlamentar em defesa dos bancos públicos.
Debatedores: Emir Sader, deputada federal Érika Kokay (PT) e outros parlamentares a confirmar.

• Mesa 3 – Unidade Nacional: Todos na resistência pelos bancos públicos.
Convidados: MTST, MST, UNE e CUT.

Compartilhe: