A campanha “Se é público, é para todos” será apresentada no dia 20 de julho, no Sindicato dos Bancários do ABC, em São Paulo, às 19h. A campanha contra o projeto de lei do Estatuto das Estatais, sancionado na última semana, já ganhou alcance internacional e será adotada também pela UNI Americas Finanças em países da América Latina, para divulgar a luta pelos bancos públicos e o seu papel social para o desenvolvimento do país.

“Se é público, é para todos” é de iniciativa do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne diversas entidades sindicais e é coordenado pela diretora sindical Maria Rita Serrano, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa. O comitê e a campanha têm sua origem na luta contra o projeto de lei do Estatuto das Estatais.

Um dos palestrantes em Santo André será o jornalista Luís Nassif, que vai falar sobre “As ameaças aos bancos públicos e ao desenvolvimento do País na conjuntura atual”. Também estarão presentes representantes da Fenae, Jair Pedro Ferreira, e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), além dos diretores do Sindicato e integrantes dos movimentos sindical e social.

“A lei das estatais foi sancionada no último dia 30. Conseguimos derrubar sua essência privatista com nossa mobilização, e agora vamos entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin), porque apresenta contradições legais. Mas além dela há muitos outros projetos hoje no Congresso que, se aprovados, prejudicarão empresas e serviços públicos e seus trabalhadores. Temos muita luta pela frente”, aponta a coordenadora do Comitê, lembrando que, no caso específico dos bancos públicos, é fundamental a manutenção de seu papel social para o desenvolvimento do País.

Campanha

A mobilização contra o Estatuto das Estatais foi iniciada em 2015. Em 6 de junho passado foi lançada no Rio de Janeiro a campanha “Se é público, é para todos”, que teve grande repercussão e ganhou alcance internacional, já que será adotada também pela UNI Americas Finanças em países da América Latina.

Compartilhe: