cobselho saúde caixa

Aconteceu, na última quinta-feira, dia 20, a partir das 10 horas, em Brasília, mais uma reunião do Conselho de Administração da Caixa (CA). A representante suplente dos empregados, Maria Rita serrano, participou do encontro na condição de titular, pois Fernando Neiva não pode estar presente.

Os conselheiros debateram temas relacionados a área de gestão de riscos. O Conselho de Administração volta a se reunir no dia 15 de dezembro.

Um dos grandes desafios para os representantes dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa em 2015 será consolidar o mandato como instrumento a ser utilizado na organização dos empregados e fortalecer o debate sobre a fiscalização dos recursos públicos. Para Maria Rita, é preciso ampliar as visitas às entidades sindicais e associativas, promovendo encontros com os empregados e, também, com a sociedade organizada.

“Temos que reforçar a importância dos mais de 100 mil trabalhadores estarem representados na maior instância de decisão do banco. É no CA, por exemplo, que são definidos, entre outros, os desafios, os objetivos e as diretrizes da empresa. E essas questões impactam diretamente no dia a dia dos trabalhadores”, afirma Maria Rita Serrano.

Os conselheiros representantes dos empregados foram eleitos em dezembro do ano passado e tomaram posse em março deste ano. O mandato deles é de três anos.A eleição para a escolha de conselheiros representantes em empresas públicas foi uma conquista dos trabalhadores e está prevista na lei 12.353, de 28 de dezembro de 2010, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e regulamentada pela presidenta Dilma Rousseff.

Na semana passada, Fernando Neiva e Maria Rita Serrano reuniram-se com o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira e a diretora de Administração e Finanças, Fabiana Matheus para discutir uma forma dos conselheiros eleitos fazerem a prestação de contas à categoria.

Fonte: Fenae Net
 

Compartilhe: