Da Agência Fenae

As negociações permanentes entre o Comando Nacional dos Bancários, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) e a direção da Caixa foram retomadas no dia 1º de novembro.
A representação nacional dos empregados apresentou, como preliminar, o problema do descomissionamento de gerentes no Rio Grande do Sul e também outros dois casos, no Rio de Janeiro e na Bahia, considerados pelos representantes dos trabalhadores como retaliação pela participação na última greve da categoria bancária.
Os representantes da Caixa ficaram de posicionar-se sobre a correspondência que já havia sido encaminhada pela Confederação Nacional dos Bnacários (CNB/CUT), na qual foram denunciadas as ocorrências no Rio Grande do Sul, e comprometeram-se também em analisar os casos do Rio e da Bahia.
A empresa não conseguiu formalizar a sua proposta de reescalonamento de dívidas e revisão de taxas de juros aos empregados com problemas de endividamento. A justificativa é de que ainda se buscava melhores alternativas nas discussões internas. Mas foi informado também que havia a expectativa de que o assunto já pudesse ser apreciado no Conselho Diretor ainda no dia 3 de novembro, para aprovação de voto.
A CNB/CUT e a CEE-Caixa apresentaram os assuntos que pretendem ver encaminhados neste período pós-campanha salarial de 2005, na mesa das negociações permanentes. São eles: RH 008, retomada dos grupos de trabalho (GTs) Saúde e Segurança Bancária, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), auxiliares de penhor, técnicos sociais, jornada de trabalho, metas, Plano de Cargos e Salários/Plano de Cargos Comissionados (PCS/PCC), Processo Seletivo Interno (PSI), caixas, aposentados, técnicos bancários, adicional compensatório em caso de perda de função, remuneração de substitutos e fila virtual (agendamento).
Na reunião, a Caixa apresentou um cronograma para implantação da nova sistemática no Sipon. Um projeto piloto com este objetivo começa a funcionar entre janeiro e fevereiro de 2006, devendo ser ampliado gradativamente. A meta é chegar até julho de 2006 com todas as áreas abrangidas.
A próxima rodada de negociações será no dia 30 de novembro, tendo RH 008 e PSI entre os assuntos a serem discutidos.

Compartilhe: