Em reunião de mesa temática sobre Segurança Bancária, ocorrida na tarde de ontem, 20 de agosto, em São Paulo, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou números referentes à segurança. No total, segundo à Fenaban, foram constatados 169 assaltos a bancos no primeiro semestre de 2013, consumados ou não, incluindo sequestros.

Os dados sinalizam uma queda de 18,5% em relação às 200 ocorrências no mesmo período do ano passado. A divulgação da estatística semestral da Fenaban está prevista na cláusula 31ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada com a Contraf/CUT, federações e sindicatos. Mesmo com uma pequena redução, o número ainda é considerado muito alto pelos bancários. O Comando Nacional dos Bancários defende ações de prevenção contra assaltos e sequestros e aponta que a campanha salarial 2013 é uma excelente oportunidade para que os bancos apresentem medidas concretas para proteger a vida dos trabalhadores e dos clientes e também melhorar o atendimento das vítimas.

A queda das ocorrências foi contestada pelo movimento sindical bancário. Na reunião da mesa temática sobre Segurança Bancária, a Contraf/CUT afirmou não observar qualquer diminuição na violência, na criminalidade e na insegurança. Segundo a entidade, a expectativa é de que todos os bancos tenham feito a emissão do boletim de ocorrência (BO) de todos os assaltos e sequestros, como está previsto na mesma cláusula da CCT.

Arrombamentos e "saidinha de banco"

Não foram apresentados pela Fenaban números sobre arrombamentos e os crimes de “saidinha de banco”. A Federação dos bancos alega que tais crimes “não envolvem relação de trabalho”, porém, os dirigentes sindicais contestaram e exigiram medidas preventivas contra esse tipo de crime.

Foi reivindicado também a contratação de mais trabalhadores para atuar nos caixas e, com isso, reduzir o tempo de espera nas filas. Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Daniel Reis, é urgente a implantação de medidas de prevenção contra a "saidinha de banco. "As filas nas agências favorecem a ação dos olheiros. Propomos a implantação de biombos e outras iniciativas para garantir a privacidade das operações nos caixas", afirmou.

O Comando Nacional ressaltou a necessidade de medidas para combater os sequestros e o fim da guarda das chaves das agências e dos cofres por gerentes e tesoureiros como forma de evitar que os mesmos sejam alvo de criminosos.

Projeto-piloto de segurança bancária

Os bancários cobraram o agendamento da primeira reunião do grupo de trabalho para acompanhamento do projeto-piloto de segurança bancária, assinado no dia 14 de maio pela Contraf/CUT e pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco com a Fenaban, em Recife, que inclui também Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Foi lembrado que no projeto-piloto foi definido um prazo de 90 dias para que as agências instalassem os equipamentos previstos, como porta de segurança, câmeras internas e externas, biombos e guarda-volumes, sendo que esse período venceu no dia 14 de agosto.

A reunião foi marcada para o próximo dia 23 de setembro, às 14h, em Recife, em local a ser confirmado, para discutir o processo de instalação de equipamentos e avaliar o primeiro mês de andamento do projeto-piloto.
 

Compartilhe: