O Projeto de Lei (PL) 1043/2019, que libera a abertura dos bancos aos sábados e domingos, foi retirado da pauta da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), da Câmara dos Deputados, desta quarta-feira, 30 de novembro.

O PL de autoria do deputado David Soares do União (SP) tem relatoria favorável do deputado do mesmo partido, Eli Corrêa Filho, e havia sido incluído para debate na pauta desta quarta-feira, mas foi excluído, após publicação de novo documento.

Histórico – Em julho, após intensa campanha de entidades representativas dos bancários, como Contraf-CUT e Fenae, o presidente da CDC, deputado Sílvio Costa Filho, decidiu que o Projeto de Lei 1043/2019 somente voltaria a ser debatido e encaminhado à votação após o período eleitoral.

“No apagar das luzes deste governo, mais uma vez, tentam atacar os direitos dos bancários, com a abertura dos bancos nos fins de semana”, disse o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros. “Os clientes já são atendidos pelos meios digitais nos fins de semana, não há qualquer justificativa decente para mais este absurdo”, completou.

Segundo o Caged, entre 2013 e 2021 foram fechados mais de 77 mil postos de trabalho, principalmente entre os bancários de agências. De acordo com a própria Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em 2009 as agências eram responsáveis por 16% das transações bancárias e, em 2020, passaram a representar só 3,2%. As transações via mobile saíram de 0% de participação em 2009 para 51,1% em 2020.

Manifeste-seClique neste link, responda com “Discordo Totalmente”, compartilhe com os demais colegas e familiares. Vamos, todos, lutar contra mais este ataque aos direitos dos bancários.

Compartilhe: