Da Agência Fenae

Dois assuntos estão na pauta: a apresentação da estatística de assaltos e ataques a bancos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) referente ao primeiro semestre de 2012 e o problema de sequestros de bancários

A preservação da vida de clientes e trabalhadores, uma das maiores preocupações da categoria bancária, estará no centro do debate da mesa temática sobre segurança bancária nesta segunda-feira, dia 30 de julho, às 15 horas, em São Paulo. O encontro será entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
O encontro entre bancários e banqueiros debaterá os números relativos à estatística de assaltos e ataques a bancos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) referente ao primeiro semestre de 2012 e o problema dos sequestros de trabalhadores.
O acesso aos levantamentos dos bancos foi uma das conquistas da campanha salarial 2010, prevista no item "d" da cláusula 31ª – segurança bancária – procedimentos especiais – da Convenção Coletiva de Trabalho de 2011/2012.
O tema da igualdade de oportunidades será discutido na terça-feira, dia 31 de julho. Nessa ocasião, os bancos devem apresentar dados sobre as adesões referentes à cláusula 47 da convenção coletiva, que assegura isonomia de tratamento para casais homoafetivos. Também deverá ser apresentado o quadro de trabalhadores na categoria por etnia, referente ao último semestre.
Esses encontros trimestrais, previstos na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária, foram retomados no último dia 24 de julho, quando bancários e banqueiros debateram o tema da saúde e condições de trabalho. Nessa reunião, Contraf-CUT e Fenaban fizeram uma avaliação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), sem que fossem registrados avanços concretos. Os debates sobre o assunto vão prosseguir após a conclusão da campanha salarial 2012.

Compartilhe: