Em 18 de agosto, representantes da Caixa e dos empregados reuniram-se em mesa de negociação permanente, um dia depois da entrega da pauta de reivindicações da campanha salarial à direção do banco pelos trabalhadores.
Um dos principais itens debatidos no encontro foi a questão da representação dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, conforme a Lei Federal 12.353, sancionada pelo então presidente Lula em 12 de dezembro de 2010 e, posteriormente, em março deste ano, efetivada e assinada pela presidenta Dilma Rousseff.
A abordagem inicial do assunto pelos representantes dos empregados e da Caixa envolveu adequações estatutárias que deverão ocorrer para cumprimento da lei, assim como questões relativas ao exercício da função de conselheiro eleito.
O que já se tem assegurado é que o representante será escolhido por voto direto, entre os empregados da ativa, por meio eletrônico, no sistema da Caixa. A comissão eleitoral será designada pelo presidente da empresa, com representantes do banco e dos trabalhadores. O debate deve prosseguir nos próximos encontros.
A rodada de negociação tratou, ainda, da extinção da área de compensação e suas consequências, do Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), da “recriação” da estrutura da RET-PV e da atuação de empregados, de forma direta ou indireta, como correspondentes bancários, especialmente na área imobiliária. “Um dos pontos primordiais para o sucesso da Campanha Salarial é a disposição da Caixa em negociar e, ainda mais, em apresentar propostas que contemplem os anseios dos empregados”, comentou o diretor–presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto. “Para isso, os trabalhadores têm de estar mobilizados, acompanhar os desdobramentos e participar da Campanha Nacional da categoria”, completou o dirigente da entidade.

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, entregou a pauta de reivindicações dos empregados para a Campanha Salarial 2011 ao diretor de Gestão de Pessoas da Caixa, Nelson Antônio de Souza,
no último dia 17, em Brasília. A minuta do banco é específica e complementar à pauta geral da categoria bancária. No dia seguinte, itens da pauta da Caixa já começaram a ser debatidos.
 

Foto: Augusto Coelho – Fenae

Compartilhe: