Mensagem da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-CAIXA)

019/03 São Paulo, 16 de outubro de 2003

1. Informes

1.1 O processo de mobilização e o quadro da greve dos bancários da Caixa por todo o País teve expressivo crescimento na data de hoje, com adesões em massa na maioria das capitais e crescente participação também pelo interior dos estados.

1.2 A direção da empresa divulgou hoje um nota aos empregados, na qual tenta tirar o ímpeto da greve, dizendo tratar-se de um “movimento localizado em algumas regiões”. Afirma ainda que serão aplicados “todos os normativos que garantam o normal funcionamento da instituição e a responsabilização dos empregados pelos seus atos” e que serão tomadas “todas as medidas cabíveis para permitir o acesso daqueles que queiram trabalhar”.

1.3 Nesses termos, os administradores da Caixa reproduzem uma prática que não condiz em nada com o novo momento por que passa o País e a própria empresa. Não é buscando desacreditar a greve e intimidar os grevistas que se produzirá a solução adequada para o impasse ocorrido nas negociações.

1.4 A direção da Caixa sabia desde 5 de agosto, data em que a CEE-Caixa e a CNB/CUT entregaram notificação informando a decisão tomada no Conecef, que a reivindicação dos empregados da Caixa era o cumprimento da Convenção Coletiva da Fenaban. No entanto, a empresa preferiu ignorar a reivindicação, divulgando mensagens para semear a confusão entre os empregados. As direções sindicais alertaram a Caixa de que a greve era uma possibilidade real, em caso do não-cumprimento da Convenção.

1.5 Apesar de ter sido procurada na data de hoje pela CEE-Caixa, a direção da empresa não deu retorno sobre nova reunião de negociação. No Banco do Brasil, as negociações foram retomadas, sendo apresentada a proposta de aplicação da Convenção Coletiva da Fenaban, que será apreciada pelas assembléias de hoje.

2 Orientações

2.1 A mobilização deve ser intensificada para que a greve continue no seu ritmo de crescimento pelo País, com cada vez mais força e perspectiva de vitória. Nas bases em que a greve ainda não foi deflagrada, os sindicatos devem atuar no sentido de obter a adesão nas assembléias.

CEE-Caixa – CNB/CUT

“NA LUTA PELA UNIDADE DE TODA A CATEGORIA BANCÁRIA”

Compartilhe: