De acordo com o balanço da Caixa, a empresa contava, em 1 de janeiro de 2015, com 101.484 empregados. Nas últimas demonstrações publicadas pela empresa, em 30 junho de 2020, o total de empregados era de 84.320. Há cinco anos e meio, portanto, o número de empregados na Caixa era 20,35% maior que o atual.

Até mesmo o número de estagiários e aprendizes no período caiu, de 16.338 para 8.750. O quantitativo de janeiro de 2015 era 86,72% a mais que o de junho de 2020.

No mesmo período, o número de clientes PF e PJ com conta cresceu consideravelmente, saltando de 70,3 milhões para 128 milhões, um aumento de 82,11%. O indicador de quantidade de contas por empregado mais que dobrou, aumentando de 693 para 1.519.

Enquanto o número de empregados reduzia e o número de contas aumentava, os empregados da Caixa atenderam ao aumento da demanda decorrente do pagamento das contas inativas do FGTS, da liberação das cotas do PIS, do Saque Imediato do FGTS, Auxílio Emergencial, FGTS Emergencial, Benefício Emergencial de Emprego e Renda e Pronampe.

“Se por um lado estes programas demonstram a importância de existir uma empresa pública como a Caixa, que se prova sempre capaz de atender às demandas sociais, por outro lado evidencia, em conjunto com os números divulgados pela própria empresa, a sobrecarga de trabalho à qual os empregados estão submetidos, e expõe de maneira clara a necessidade de mais contratações. A direção da Caixa não pode se omitir, deve agir imediatamente para sanar o problema, agravado pela decisão da direção do banco de anunciar mais um PDV. É necessário contratar, já”, afirmou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.

Mais empregados para a Caixa, mais Caixa para o Brasil – A partir de 2009, o movimento sindical e associativo realizou uma grande campanha por mais contratações na Caixa, que contribuiu para elevar o número de empregados do banco público. Fortaleça a campanha por mais empregados, dando visibilidade das iniciativas propostas em suas redes sociais.

Live – Nesta quarta-feira (25/11), às 19 horas, as cobranças abusivas, a falta de contratação e o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) serão temas de live da Fenae e da Contraf-CUT no Facebook da Fenae. Os empregados podem enviar perguntas pelo WhatsApp da Fenae (61 98142 8428) ou pelas redes sociais da Federação.

O debate contará com a presença do presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Fabiana Uehara Proscholdt, o presidente da Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa (Fenag), Mairton Antônio Garcia Neves, e o gestor na área de Saúde e consultor da Fenae, Albucacis de Castro Pereira.

:: Se não conseguir assistir à transmissão ao vivo, clique aqui e assista agora mesmo.

Compartilhe: