Com o objetivo de pressionar a Caixa a acelerar o ritmo de contratações, empregados do banco em todo o país realizam nesta quinta-feira(6) o Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente. A mobilização foi convocada pela Contraf-CUT e já recebe adesões no Brasil inteiro. Trabalhadores têm enviado às entidades sindicais fotos tiradas nas unidades, que vem sendo divulgadas nas redes sociais da Fenae.

>> Clique aqui para imprimir o abaixo-assinado por contratação na Caixa.

A mobilização faz parte da campanha Mais Empregados para a Caixa Mais Caixa para o Brasil que o movimento associativo e sindical vem realizando para mobilizar empregados, concursados e a população. Os sindicatos e federações estão recolhendo assinaturas de um abaixo assinado e vão realizar manifestações nas unidades.

A campanha foi uma das resoluções do 31º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), ocorrido em junho. O abaixo-assinado será entregue à Presidência da República e a Miriam Belchior, presidenta da Caixa, em data a ser definida.

"É importante a participação de todos os empregados da Caixa na luta por contratações, já que todos são afetados pela falta de pessoal. Todos ficam sobrecarregados. A Caixa é o que é, devido ao esforço e dedicação dos seus empregados, que acreditam, não só na empresa, mas também no papel do banco junto a sociedade brasileira. A Caixa é uma grande empresa que deve valorizar o seu corpo funcional e não sacrificá-lo", destaca Fabiana Uehara, diretora da Contraf-CUT e integrante da Comissão Executiva de Empregados(CEE/Caixa).

A falta de empregados é uma realidade em todas as unidades do banco há muito tempo. Mas, em 2015, o problema foi agravado pela realização de mais um Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA). No último dia 30 de junho, o banco informou, por meio do Diário Oficial da União, que o quadro de pessoal conta atualmente com 97.975 providos. Ou seja, o número de empregados diminuiu consideravelmente nos últimos meses.

Por isso, a ideia é realizar uma grande mobilização nas mais de quatro mil agências do banco e nas redes sociais, a exemplo do que ocorreu na vitoriosa campanha pela manutenção da Caixa 100% pública. Nas unidades, a orientação da Contraf é para que federações, sindicatos e Apcefs, de acordo com cada perfil de atuação, organizem as ações. Nesta quinta-feira, a sugestão é para que os empregados, sozinhos ou em grupo, postem fotos nas redes sociais segurando um cartaz e usando a hashtag #MaisEmpregadosJá.

"É importante ressaltar que estamos convidando toda a sociedade, incluindo os concursados, para participar. Até porque, com mais empregados, o corpo funcional pode dar melhor atendimento e atenção a população", completou Fabiana.

Compartilhe: