Da Agência Fenae

Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids. No Brasil, o enfoque principal será a luta contra o racismo e a discriminação a negros, sobretudo porque – segundo o Ministério da Saúde – um estudo preliminar indicou aumento de quase 20% no registro da doença entre as mulheres negras, no período de 2001 a 2004, diferentemente do que ocorreu com a população branca, com registro de queda.
Os dados do governo federal apontam ainda que a taxa de mortalidade por Aids é maior entre a população negra. Estima-se que, hoje, cerca de 600 mil pessoas são portadoras do vírus HIV no Brasil, sendo a população pobre a mais atingida.
No categoria bancária, a Convenção Coletiva deste ano garante a proibição da exigência de exames médicos para diagnóstico do vírus da doença. Na 7ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, ocorrida em São Paulo no fim de julho, a saúde dos bancários foi definida como prioridade. Para o próximo ano, uma das metas é consolidar a discussão sobre o tema saúde e condições de trabalho.

Compartilhe: