Da Agência Fenae

O GT Segurança Bancária realizou em 1º de abril, em Brasília, sua primeira reunião de trabalho, quando definiu uma agenda de debates para os próximos dias 15 e 16.
Nesse primeiro encontro, os membros do GT concluíram pela necessidade de se garantir soluções de segurança para empregados, clientes e negócios, tendo como foco a proteção à vida dos bancários e ao patrimônio da Caixa.
A referência para o encerramento das atividades, conforme prazo acertado em mesa de negociação, é 31 de maio. Nessa data, a Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), assessorada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), e a Comissão de Negociação da empresa farão um balanço dos trabalhos de todos os GTs.
O encontro de ontem levantou os principais problemas, alguns deles bastante antigos. Entre os pontos que precisam ser debatidos estão AD 004 (seqüestros), auto-atendimento (concepção de modelo e abastecimento frontal), incidência de golpes praticados por falsários e estelionatários, garantia de fechamento de agências em caso de assaltos, mobiliário dos caixas executivos, segurança externa das agências, malote das casas lotéricas, abertura e fechamento de unidades e fechadura de retardo.
Foi discutida ainda a necessidade da empresa adotar medidas preventivas para coibir golpes e fraudes. Como medida emergencial, os membros do GT pretendem sugerir a elaboração de uma cartilha e a criação de uma central de combate às fraudes, de modo a que a Caixa monitore as ocorrências e ofereça tratamento adequado para elas.
A próxima reunião do GT Segurança Bancária foi agendada para 15 e 16 de abril. Será em Brasília e irá priorizar a discussão sobre os seguintes temas: garantia de fechamento das agências em caso de assaltos, modelo seguro de auto-atendimento e AD 004.

Compartilhe: