Por Meire Bicudo – CNB/CUT

Apesar da constante cobrança da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) pela retomada das reuniões dos grupos de trabalho, os dois primeiros encontros só ocorreram na semana passada: GT Sipon no dia 29 de março e o de Saúde no dia 1.º de abril.
A continuidade dos trabalhos dos grupos foi reafirmada no Acordo Coletivo de Trabalho assinado no dia 1º de dezembro de 2004, mas os encaminhamentos só foram tomados agora, quatro meses depois.
“No primeiro encontro do GT Sipon, a postura da Caixa foi de falta de compromisso. No segundo, do GT Saúde, foi melhor, pois apontou para avanços e esperamos que todos os GTs sejam retomados e as pendências solucionadas” – o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados e diretor da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Plínio Pavão.
Na reunião do GT Saúde foram definidas algumas prioridades para serem discutidas, uma vez que pauta é bastante extensa. Entre elas estão questões relativas ao Saúde Caixa, como a negociação do saldo devedor do antigo PAMs, a criação do plano complementar para atendimento de dependentes indiretos, a inclusão como dependentes de companheiros do mesmo sexo e de colegas que aderiram ao PADV para se aposentarem e a possibilidade de empregados cedidos à Funcef também participarem do plano de saúde.
Além destes pontos, foram pautados ainda a definição de uma Cipa/Sipat mais ampla e participativa, o debate sobre as resoluções do 20º Conecef que dizem respeito à Saúde e a construção de um plano global de promoção/prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
“Propusemos também um levantamento em todas as normas internas que dizem respeito à saúde ou as que têm a ver com a área de saúde e segurança no trabalho para detectar pontos que necessitem de alterações que favoreçam o conjunto dos empregados. Neste sentido, já detectamos duas que precisam ser alteradas” – ressaltou Pavão. São elas: a RH 009, que trata da licença por doença em pessoa da família, e a RH022, no que diz respeito à manutenção/destituição de função e pagamento de complementação salarial para empregados afastados por auxílio-doença.
Na próxima reunião do GT Saúde, que deve ocorrer em 28 e 29 de abril, estes últimos assuntos voltam a ser debatidos, além da apresentação do estudo atuarial do Saúde Caixa e de proposta para negociação de inclusão de trabalhadores que não estão no Saúde Caixa por força de ação.
“Os debates fluíram de forma proveitosa. A Caixa está disposta a debater temas de extremo interesse, tais como Cipa/Sipat e alterações na RH 022. Nossa expectativa é a de que tenhamos avanços, mas também esperamos a participação dos empregados no sentido de apresentarem sugestões pelo e-mail saúde.caixa@cnbcut.com.br e pressionarem a Caixa para que atendam às nossas reivindicações” – reforçou o diretor da CNB/CUT.

• Substituições

Foram feitas duas alterações na composição dos integrantes do GT Saúde. A Caixa substituiu Luiz Márcio Carvalho de Andrade por Márcia Guimarães Guedes, da Gesad. E por parte dos empregados, Francisco Erismar Silva, do Sindicato dos Bancários do Ceará, foi substituído por Orlando Cezar Gaspariano, da Federação Centro Norte.

Compartilhe: