Da Agência Fenae

Os membros do grupo de trabalho que elabora um novo plano de benefícios para a Funcef, durante reunião em 26 de agosto, detalharam os principais problemas existentes nos planos REG, Replan, REB I e REB II.
A apresentação dos representantes da Funcef abordou o cálculo do benefício, forma de aplicação do percentual na aquisição do benefício proporcional, reajuste do benefício, limite de aposentadoria, benefício antecipado, resgate de contribuições, benefício mínimo, custeio, gestão, planos em extinção e adequação às leis da previdência.
Os representantes dos empregados trataram, por sua vez, da forma de reajuste dos benefícios, alterações nos planos de cargos e salários da Caixa, distorções nos regulamentos, falta de democracia na gestão da Funcef, adequação no REG e no Replan, discriminação a segmentos de aposentados, responsabilidade da patrocinadora por desequilíbrios nos planos, custeio e avaliação atuarial dos planos entre outros.

Próximas reuniões

Em 27 de agosto, quarta-feira, os representantes do GT vão debater as regras de migração para o REB e também a base cadastral da Fundação. Para 28 de outubro, está prevista a discussão sobre as premissas e cálculos atuariais.
A partir de setembro, o novo plano já vai começar a ser desenhado.
O prazo final estabelecido pela Funcef para a confecção do plano é 30 de setembro.
O grupo de trabalho é composto por três representantes da Funcef, três da Caixa e três indicados pela Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), com seus respectivos suplentes.

Compartilhe: