Da Agência Fenae

Na reunião do Conselho Deliberativo da Funcef, realizada no dia 10 de abril, em Brasília, foi aprovado o regulamento do processo eleitoral para os Conselhos Deliberativo e Fiscal e para Diretoria Executiva da Fundação.
O edital e o regulamento serão divulgados a partir de 11 de abril, por meio do portal oficial da Funcef e pela intranet da Caixa. As eleições acontecem de 25 a 31 de maio.
Este ano serão renovados três membros do Conselho Deliberativo (dois com mandato de quatro anos e um de dois anos), dois do Conselho Fiscal (um com mandato de quatro anos e um de dois anos) e três da Diretoria Executiva (com mandato de quatro anos). Para cada membro efetivo dos conselhos, haverá um suplente.
A Comissão Eleitoral responsável pela organização e execução do todo o processo foi instituída em 9 de março e é formada por Hamilton Lacerda Alves (indicado pela Caixa), Valéria Bressan de Souza (indicada pela Funcef) e Jair Pedro Ferreira, José Herculano do Nascimento Neto e Edílson Barbosa Veloso (indicados pelos participantes).
À Comissão Eleitoral compete ainda garantir, por meios democráticos, a lisura do pleito eleitoral, assegurando-se condições de igualdade às chapas concorrentes.

• Paridade na Diretoria Executiva

Uma conquista do processo democrático em curso na Fundação é a aprovação da paridade em sua Diretoria Executiva, passando a ter três membros indicados pela patrocinadora e três membros eleitos pelos participantes por voto direto e secreto.
Hoje, a Diretoria Executiva da Funcef é composta por cinco membros, sendo três indicados pela patrocinadora e dois pelos participantes.

• Calendário Eleitoral

9 de março: instalação da Comissão Eleitoral.
11 de abril: divulgação do edital e do regulamento.
De 12 a 24 de abril: inscrição das chapas.
24 de abril: divulgação da relação das chapas que apresentaram requerimento de inscrição.
De 25 a 27 de abril: prazo para impugnação.
28 de abril: informação às chapas sobre requerimento acatados pela Comissão Eleitoral.
2 de maio: contra-razões da chapa sobre impugnação ou substituição de candidatos.
4 de maio: divulgação da decisão da Comissão Eleitoral sobre impugnações, com ciência às chapas.
5 de maio: prazo para substituição de candidatos impugnados.
8 de maio: divulgação das chapas inscritas.
De 25 a 31 de maio: votação.
1º de junho: divulgação da chapa eleita.

Compartilhe: