GT condições de trabalho

Será realizada nesta quinta-feira (29), em São Paulo (SP), a primeira reunião do fórum regional que vai debater as condições de trabalho na Caixa Econômica Federal. A implantação dessa comissão, em caráter piloto e no âmbito da Gerência de Gestão de Pessoas (Gipes), também vai ocorrer em Brasília, Campinas, Curitiba e Fortaleza. O objetivo dos trabalhos é buscar medidas para prevenir e combater problemas relativos ao cumprimento da jornada de trabalho, assédio moral e cobrança por metas abusivas.

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa – Contraf/CUT) e diretora de Administração e Finanças da Fenae, Fabiana Matheus, esclarece que “a criação desses fóruns regionais, integrados por representantes dos trabalhadores e do banco, foi um desdobramento das discussões realizadas no ano passado pelo Fórum Nacional de Condições de Trabalho, uma conquista da campanha salarial e das negociações permanentes. Nossa expectativa é de que a Caixa debata o tema de forma mais transparente e cumpra o que foi firmado”, destaca.

As discussões do fórum nacional chegaram a ser suspensas por dois meses pelo movimento sindical, por conta da intransigência da empresa em fornecer informações reais sobre a situação da rede de agências como número de trabalhador por unidade, os locais e os cargos com mais frequência de horas extras e como é feita a mensuração de empregados para a dotação das novas unidades, entre outros itens.

Dionísio Reis, membro da CEE/Caixa e diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, afirma que houve uma piora considerável das condições de trabalho. “O número de agências do banco cresceu muito mais que o de funcionários, e as unidades têm carência de pessoal, o que resulta em sobrecarga. Além disso, enquanto o número de agências aumentou mais de 30%, as áreas de suporte como retaguarda, logística e segurança cresceram apenas 7%. Esse fórum pode, portanto, ser uma instância para buscar adequação das unidades e o fim de grande parte do sofrimento dos trabalhadores”, avalia.

Segundo Dionísio, dois assuntos importantes serão discutidos na primeira reunião do fórum de São Paulo: a questão dos aparelhos de ar-condicionado, que deixam de funcionar constantemente mesmo depois de consertados, e a política de segurança do banco.

Fonte: Fenae Net

Compartilhe: