O Fórum Regional de condições de trabalho retoma os debates nesta quinta-feira, 21, a partir das 10 horas, na sede da Gipes São Paulo. O Fórum paritário conta com a participação de representantes dos empregados, por meio das entidades, e representantes de diversas áreas da Caixa como Gipes, Gilog, Giseg, entre outras.

“A retomada dos trabalhos do Fórum credencia experiência positiva e exitosa na busca de soluções concretas aos problemas dos empregados”, diz o diretor da APCEF/SP Leonardo dos Santos Quadros.

Conquista da Campanha Unificada – após greve de 23 dias em 2013, bancários conquistaram a criação de Fórum (paritário) Nacional de condições de trabalho. Na Caixa ocorreu com debates de questões relacionadas à estrutura física e instalações de agências, jornada de trabalho, assédio moral, metas abusivas, segurança, número de empregados, suporte operacional das unidades, entre outros problemas.

A primeira reunião aconteceu em 27 de novembro de 2013, quando foram questionados o número de empregados na Gilog e Giseg considerando o aumento da demanda com a abertura de novas agências, a implantação e as falhas do Sisag e o número insuficiente em funções de caixa, tesoureiros e avaliadores de penhor. Em maio de 2014 aconteceu a última rodada do Fórum paritário de condições de trabalho, que apresentou proposta à Comissão Executiva dos Empregados – CEE/Caixa para a criação dos Fóruns Regionais coordenados pelas Gipes e manutenção do Fórum Nacional.

Fórum Regional – em São Paulo iniciou em 29 de janeiro de 2015, em caráter piloto. Homologado na campanha salarial de 2014, os projetos dos Fóruns Regionais tiveram data prevista para término em 31 de agosto de 2015.

Já em março deste ano ocorreu reunião do Fórum Nacional e a avaliação do projeto-piloto. “Todo país entendeu que a experiência foi positiva e, portanto, deliberou manter o Fórum agora não mais como piloto, mas com caráter permanente para que as discussões sejam mantidas”, diz o diretor da APCEF/SP.

Compartilhe: