Foto: Jaílton Garcia

Entrega da pauta das reivindicações

Bancários entregam pauta de reivindicações à Fenaban

Foi entregue nesta terça-feira (30) pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, a pauta de reivindicações da Campanha 2013 à Fenaban. As exigências dos trabalhadores foram aprovadas na 15ª Conferência Nacional dos Bancários que aconteceu de 19 a 21 de julho.
A primeira rodada de negociações já está agendada para o dia 8 de agosto e serão discutidas condições de trabalho e irá abranger assuntos como saúde do trabalhador, metas abusivas, assédio moral e segurança bancária.
Após a reunião com a Fenaban, o Comando Nacional também entregou as pautas de reivindicações específicas às direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. O calendário de rodadas de negociações com a Caixa será definido nos próximos dias.
A Campanha Nacional dos Bancários 2013 tem como eixos centrais o reajuste de 11,93% (inflação projetada do período mais aumento real de 5%), elevação do piso salarial ao valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 2.860,21), defesa do emprego, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral.
Para a diretor-presidente da APCEF, Sergio Takemoto, a onda de manifestações e o momento de indignação vivido pelo país dará novo ânimo à campanha nacional 2013. “A ida do povo às ruas e as conquistas obtidas são uma forte inspiração e motivação para seguirmos com a nossa luta por melhores salários e condições de trabalho”, afirma.

Entre as principais reivindicações dos empregados da Caixa estão: a saúde do trabalhador, condições de trabalho e Saúde Caixa, segurança bancária, carreira e condições de funcionamento das agências, papel social da Caixa, contratação, isonomia, Sipon e jornada de trabalho, e questões que tratam da Funcef e aposentados.

 

Compartilhe: