A direção da Caixa destituiu seis empregados de suas funções por causa de um erro cometido pela Prefeitura de Nova Veneza, em Santa Catarina. O episódio que desencadeou as dispensas, sem qualquer participação de empregados da Superintendência Regional do estado, foi a troca do nome do presidente da Caixa em placa alusiva à inauguração de uma obra pública, a Rua Coberta.

No lugar de Pedro Guimarães, atual presidente, a placa trazia o nome de Gilberto Occhi, presidente da Caixa na gestão passada.

O fato ocorreu em 14 de junho e foi tratado pelas autoridades de Brasília como ato político, mesmo tendo a Prefeitura assumido a responsabilidade pelo equívoco, por meio de ofício. O texto afirma que a placa não foi revisada pela equipe regional de marketing do banco antes da inauguração.

Entre os afastados estavam os superintendentes regionais do banco no estado, o gerente-geral de Nova Veneza e ocupantes de postos em destaque, como as gerências de Governo e de Habitação e as representações de Habitação, Governo e Marketing.

Além de punir injustamente os trabalhadores, a atitude da direção atingiu justamente a Superintendência Regional de Criciúma, primeira colocada na obtenção de resultados positivos entre as 84 existentes no país.

A Contraf-CUT encaminhou ofício à Caixa requerendo a imediata restituição dos cargos. Por conta de situações como esta que as entidades lutam por critérios claros e objetivos para descomissionamentos e contra a demissão imotivada. Nossa luta é para evitar este tipo de arbitrariedade.

Compartilhe: