Da Agência Fenae

A Executiva Nacional dos Bancários entregou, em 17 de junho, à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na capital, o texto do pré-acordo e da minuta mínima unificada, dando assim a largada à Campanha Salarial de 2004 dos empregados de bancos públicos e privados.
A Caixa e o Banco do Brasil estiveram presentes no ato de entrega dessa minuta à Fenaban.

Minuta mínima unificada

A minuta mínima unificada reúne as reivindicações da campanha salarial de toda a categoria bancária. Neste ano, os trabalhadores de bancos públicos e privados exigem aumento real de salário. O índice reivindicado é de 25%, composto pelo ICV medido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), referente ao período de setembro de 2003 a agosto de 2004.
Esse percentual foi aprovado pela 6ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, ocorrida na capital paulista entre 5 e 8 de junho.

Reunião da Executiva Nacional

A Executiva Nacional dos Bancários esteve reunida em 16 de junho, na sede da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), quando definiu a cláusula sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) que constará na minuta mínima unificada. Também, na ocasião, foi alterada a cláusula sobre segurança para que seja garantida estabilidade para o bancário que for vítima de seqüestro.
Na campanha salarial deste ano, os bancários irão reivindicar PLR de 15% (máximo) e de, no mínimo, 8% do lucro líquido do sistema financeiro. Se o total da PLR pela regra básica for inferior a 8% do lucro líquido dos bancos, o valor individual será reajustado até atingir três salários do empregado, limitado ao teto de R$ 11.542,50, ou até que o total da participação nos lucros e resultados abranja 8% do lucro, o que for mais vantajoso para o bancário. Outra reivindicação: os programas próprios de remuneração variável não devem ser descontados da PLR.

Negociações: primeira rodada

A primeira rodada de negociações da Campanha Salarial de 2004 entre a Executiva Nacional dos Bancários e a Fenaban deve acontecer em 22 de junho, na capital.

Compartilhe: