Vem aí o 27º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), agendado para os dias 9 e 10 de julho, em São Paulo/SP (Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Sala Cantareira – Vila Guilherme). O prazo para a inscrição de teses termina em 10 de junho, conforme calendário definido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

Até o dia 3 de julho, as federações de bancários devem realizar os encontros estaduais ou regionais para a escolha de seus delegados e observadores. Encerra-se em 4 de julho a data para a inscrição das delegações e para o envio à Contraf/CUT (contrafcut@contrafcut.org.br) dos relatórios dos fóruns preparatórios. A inscrição dos delegados ao 27º Conecef deve ser feita eletronicamente, em link a ser disponibilizado oportunamente.

Os membros da CEE/Caixa – um por federação e um representante da Contraf/CUT – participam do 27º Conecef na condição de delegados natos, e suas inscrições eletrônicas serão feitas pela Contraf/CUT, embora o pagamento da taxa de inscrição esteja sob a responsabilidade de sua entidade de origem. Com direito apenas a voz, os observadores podem ser indicados no limite de até 10% da delegação efetiva.

Para o 27º Conecef, o critério de participação foi estabelecido em um delegado para cada 300 empregados da Caixa na base, ou fração maior ou igual a 150, considerada a base estadual e garantindo-se dois delegados por estado, no mínimo. Os fóruns preparatórios são de caráter estadual ou regional, sendo que cada delegação fica limitada a 50% do número de participantes nesses fóruns. Fica assegurada ainda a cota de 30% de gênero, conforme critérios estabelecidos pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A participação dos aposentados fica assegurada na mesma proporção dos empregados da ativa, garantindo-se, no mínimo, um delegado por estado.

Tal como ocorreu em anos anteriores, a edição 2011 do Conecef acontece de maneira desvinculada do processo da campanha nacional salarial da categoria bancária, de modo a facilitar os debates acerca das especificidades dos empregados da Caixa, durante as negociações da mesa permanente.

Os pontos do temário do 27º Conecef são organização do movimento, saúde do trabalhador, condições de trabalho, Saúde Caixa, Funcef/Aposentados, segurança bancária, correspondente bancário, jornada de trabalho, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), conselheiro representante e isonomia de direitos entre novos e antigos empregados, entre outros assuntos.

O 27º Conecef reunirá um total de 406 delegados, entre empregados da ativa e aposentados, além de observadores. A distribuição ficou assim: Acre – 3 delegados (2 de ativa e 1 aposentado), Alagoas – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Amazonas – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Amapá – 3 delegados (2 de ativa e 1 aposentado), Bahia – 16 delegados (12 de ativa e 4 aposentados), Ceará – 11 delegados (8 da ativa e 3 aposentados), Distrito Federal – 34 delegados (27 de ativa e 7 aposentados), Espírito Santo – 9 delegados (6 de ativa e 3 aposentados), Goiás – 11 delegados (9 da ativa e 2 aposentados), Maranhão – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Minas Gerais – 43 delegados (31 da ativa e 12 aposentados), Mato Grosso – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Mato Grosso do Sul – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Pará – 5 delegados (4 de ativa e 1 aposentado), Paraíba – 6 delegados (4 da ativa e 2 aposentado), Paraná – 26 delegados (19 da ativa e 7 aposentados), Pernambuco – 13 delegados (9 da ativa e 4 aposentados), Piauí – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Rio de Janeiro – 50 delegados (25 de ativa e 25 aposentados), Rio Grande do Norte – 5 delegados (4 da ativa e 1 aposentado), Rio Grande do Sul – 31 delegados (20 da ativa e 11 aposentados), Rondônia – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Roraima – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Santa Catarina – 17 delegados (12 de ativa e 5 aposentados), São Paulo – 88 delegados (67 de ativa e 21 aposentados), Sergipe – 3 delegados (2 de ativa e 1 aposentado) e Tocantins – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado).

As diretrizes para a organização do 27º Conecef foram aprovadas pela Contraf/CUT – CEE/Caixa, ficando definindo o seguinte calendário:

Calendário
Dia 10 de junho: data-limite para a inscrição de teses.
Dia 3 de julho: data-limite para a realização dos congressos, encontros ou assembleias estaduais, os chamados fóruns preparatórios.
Dia 4 de julho: data-limite para a entrega das resoluções dos congressos, encontros ou assembleias estaduais. Este também é o prazo para a inscrição das delegações ao 27º Conecef.
De 9 a 10 de julho: realização do 27º Conecef.

Compartilhe: