As entidades representativas dos trabalhadores e aposentados da Caixa reuniram-se, no fim de dezembro, para dar início à campanha em defesa dos participantes da Funcef, contra a implementação das diretrizes da CGPAR 25.

A campanha Minha Aposentadoria: Eu Defendo será o mote de mobilização contra as regras que o governo tenta implementar para reduzir a aposentadoria dos trabalhadores das estatais federais.

O primeiro ato da campanha foi a publicação de uma carta aberta aos participantes da Funcef, na qual as entidades chamam atenção para os riscos contidos na CGPAR 25 e a necessidade de engajamento de todos na defesa do direito à aposentadoria. Participam da campanha, junto com a Fenae e as APCEFs, a Contraf/CUT, Fenacef, Fenag, Aneac, Advocef, Social Caixa e Anacef.

O que é – A resolução nº 25, publicada pela CGPAR (órgão que define estratégias e diretrizes para as participações societárias da União) foi publicada em 7 de dezembro, menos de um ano depois das resoluções CGPAR 22 e 23 que orientam as estatais federais a reduzir o investimento na assistência à saúde dos trabalhadores, além de limitar o acesso a essa assistência e de torná-la inviável.

Para adotar a resolução 25, a Funcef receberá da Caixa a indicação das mudanças e, assim, irá submetê-las à votação em sua Diretoria Executiva e, depois, ao Conselho Deliberativo, onde é necessário o voto de maioria para aprovação, não vale o desempate.

Se forem implementadas, as diretrizes contidas na resolução CGPAR 25 podem gerar redução na aposentadoria dos participantes de fundos de pensão.

Compartilhe: