Por Meire Bicudo – CNB/CUT

A FETEC/CUT-SP, a APCEF/SP e as entidades sindicais bancárias deflagraram uma campanha estadual para exigir da Caixa o cumprimento do acordo coletivo, que garante o pagamento de metade das horas extras realizadas pelos funcionários.
De 16 a 20 de fevereiro, serão promovidas manifestações públicas a fim de fazer valer os direitos dos empregados.
As entidades sindicais vão fiscalizar e pedir fiscalização das Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs) em todo o Estado, além de solicitar audiência com o responsável pela DRT/SP, Heiguiberto Guiba Della Bella Navarro, para tratar do assunto.
De acordo com inúmeras denúncias recebidas pelas entidades sindicais, os funcionários estão sendo impedidos de marcar corretamente a jornada de trabalho. Para a diretora de Administração e Finanças da FETEC/CUT-SP, Maria Rita Serrano, tal situação tem ocorrido porque as agências recebem uma dotação e, para não ultrapassá-la, impedem os funcionários de marcarem corretamente as horas extras no Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon).
O pagamento ou compensação das horas extras sempre foi um problema grave dentro do banco. Para se ter uma idéia, no início de 1999, depois de uma árdua campanha das entidades sindicais pelo pagamento das horas extras, a presidente da Caixa em exercício, Sandra Beatriz Tavares, reconheceu a existência de um passivo de mais de 1 milhão de horas extras pendentes. Foram feitos acordos nos sindicatos de todo o País para resolver a questão.
Em pesquisa realizada pela APCEF/SP, em julho de 2003, 26% dos trabalhadores disseram que não marcam corretamente a jornada de trabalho e 41% que marcam as horas extras, mas trabalham sem marcar o ponto para compensar as horas.

Grupo de Trabalho

As entidades sindicais vão acompanhar de perto as discussões do Grupo de Trabalho, instalado em 16 de janeiro, que tratará exclusivamente dos temas jornada de trabalho, horas extras e Sipon. Enquanto isso, a FETEC-CUT/SP e a APCEF/SP orientam os sindicatos a solicitarem fiscalização do Ministério do Trabalho nas agências da Caixa.

Compartilhe: