simposio_aposentados

O primeiro dia do 36º Simpósio Fenacef, em Florianópolis (SC), foi marcado por muita emoção, momentos de confraternização e importantes debates. O evento, que começou nesta segunda-feira (20) e segue até a próxima quinta, reúne, no Costão do Santinho Resort Golf SPA, aposentados e pensionistas da Caixa de todo o país. A diretora de Aposentados da APCEF/SP, Elza Vergopolem (na foto, segunda à esquerda) e a secretária de Qualidade de Vida, Rosa Maria Ferreira Oliveira (na foto, primeira à direita), participam do evento.

Na abertura do encontro, o presidente da Fenacef, Edgar Antonio Bastos Lima, destacou a importância da realização de mais um Simpósio e homenageou os patronos Décio de Carvalho e Ernani Etzberger, e o presidente de honra Jairo Gruner Carneiro. Ao falar do “Dr. Décio”, que faleceu em agosto, a voz embargou e os olhos marejaram. “Ele idealizou a Fenacef, agregou parceiros com sua capacidade de articulação e, juntos, transformaram esse sonho em realidade. Teve toda uma vida de dedicação a cada um de nós”, disse Edgar.

Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, que também integrou a mesa, afirmou que as conquistas da categoria se deram graças à mobilização conjunta de ativos e aposentados e das entidades que os representam. “A Fenae vai sempre caminhar com vocês. Contem conosco para as grandes lutas, sobretudo naquelas que visam a reconquista de direitos retirados em governos anteriores”, afirmou.

Também participaram da sessão solene de abertura do 36º Simpósio Fenacef representantes da Caixa, Funcef e da Associação Catarinense dos Aposentados e Pensionistas da Caixa (Acacef), anfitriã do encontro.

Apresentação da Fenae

Coube à diretora de Administração e Finanças da Fenae, Fabiana Matheus, falar aos participantes do Simpósio sobre a atuação da Federação. “A entidade existe para lutar pelos direitos e pelo bem-estar de todo o pessoal da Caixa. Temos uma Diretoria exclusiva para tratar das questões dos aposentados e pensionistas, e o trabalho do diretor Olívio tem sido essencial”, relatou.

Também foi ressaltada a estreita parceria com a Fenacef e as Associações dos Economiários Aposentados (AEAs) dos estados, a participação da Fenae nos Jogos dos Aposentados e no Simpósio e a organização de eventos para celebrar o Dia do Aposentado em todo o Brasil.

Fabiana Matheus falou ainda sobre as discussões, em grupo específico do Conecef, das reivindicações referentes a aposentados e Funcef, e sobre os avanços da Campanha Salarial 2014. “Duas merecem destaque: a reabertura do debate sobre a reintegração ao Saúde Caixa dos que aderiram aos PADVs, e a apresentação pela Caixa da metodologia para a incorporação do REB ao Novo Plano”, disse. Ela, que também é coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), acrescentou: “A participação efetiva do presidente da Fenacef contribui muito para os debates”.

A apresentação da Fenae terminou com mais uma homenagem a Décio de Carvalho. Emocionada, Fabiana Matheus frisou que o ex-presidente da Fenacef jamais será esquecido. “Nós não estaríamos aqui sem o trabalho do companheiro doutor Décio. Tive a honra de conviver com esse militante incansável, que ensinou muito a todos. E tenho certeza que ele continua olhando por nós”, declarou.

Nesta segunda-feira também houve apresentações da Fenacef, Fenag, Unei e ONG Moradia e Cidadania, além de palestra sobre qualidade de vida na terceira idade.

Fonte: Agência Fenae

Compartilhe: