Em maio, os empregados da Caixa devem eleger seus representantes nas unidades.
No Acordo Coletivo 2003/2004, os empregados da Caixa reconquistaram as prerrogativas dos delegados sindicais, que são eleitos com base na quantidade de trabalhadores lotados em cada unidade, em votação direta e secreta. Vale lembrar que, para concorrer à eleição, o empregado deve ser sindicalizado.
Os empregados eleitos têm mandato de um ano. De acordo com o capítulo V, da regulamentação da cláusula 38, são asseguradas ao delegado sindical a estabilidade provisória na forma do parágrafo 3º do artigo 543 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como a irremovibilidade de sua unidade de trabalho durante a vigência do mandato. O delegado pode, ainda, pedir liberação para comparecer a seminários, congressos.
Entre as atribuições dos delegados sindicais estão:
– apoiar e integrar a luta dos trabalhadores;
– representar o Sindicato junto aos empregados de sua unidade;
– participar dos eventos e instâncias sindicais;
– representar os empregados de sua unidade junto ao Sindicato;
– acatar e encaminhar as decisões dos Fóruns Sindicais;
– auxiliar as entidades sindicais;
– manter contato permanente com os colegas da unidade de trabalho, discutindo, individual e coletivamente, as suas reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato e aos gestores;
– responsabilizar-se pela distribuição dos boletins e publicações que digam respeito aos empregados e Sindicatos.
“Os delegados sindicais são fundamentais para a organização dos locais de trabalho. São eles os responsáveis por levar às entidades sindicais e associativas as reivindicações dos trabalhadores de cada unidade” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus.

• Eleições para delegados sindicais

– Inscrições para empregados da base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região: até 21 de maio, sexta-feira, nas unidades.
– Eleições: de 26 a 28 de maio.
– Posse: 31 de maio.
– Mandato: um ano, contado a partir de 31 de maio.

Participe! Entre em contato com o Sindicato de sua base!

Pela unidade de toda a categoria bancária!

Compartilhe: