Caro(a) associado(a),

Nós, da diretoria da APCEF/SP, apoiamos a Chapa 1 – Movimento pela Funcef, que possui candidatos da atual gestão da Fundação e participantes do processo de democratização do fundo de pensão dos empregados da Caixa.
É importante e primordial que se dê continuidade aos trabalhos iniciados pela gestão atual – composta no Conselho Deliberativo por Antônio Bráulio de Carvalho, Francisca de Assis, José Carlos Alonso e, no Conselho Fiscal, por José Miguel Correia e Moysés Leiner.
Foi a partir dela que se conseguiu significativos avanços na consolidação de um espaço de negociações sérias, nas quais as preocupações e os interesses dos participantes têm sido considerados.
Podemos citar diversas ações dos conselheiros eleitos pelos empregados, as quais permitem que a Funcef tenha, hoje, sua imagem e seu papel fortalecidos: a elaboração do novo plano de benefícios, a mudança no Estatuto – com aprovação da gestão paritária -, a criação do Comitê de Ética, Benefícios, Investimentos e Auditoria, entre outras tantas conquistas.
Todas essas mudanças conquistadas com muito trabalho possibilitam, aos empregados que ainda não se associaram, poder fazê-lo com confiança, além de dar segurança, aos participantes do fundo de pensão, de que a gestão está voltada para os interesses dos empregados.
Listamos, abaixo, algumas ações significativas da atual gestão e que pautam a Chapa 1 – Movimento pela Funcef, comprometida com a continuidade dessa trilha de lutas e conquistas:

Novo plano

O novo plano de benefícios da Funcef – elaborado conjuntamente pelos conselheiros eleitos, pela Caixa e pela Fundação – aguarda apenas a aprovação da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) para ser implantado. Ele garante direitos importantes aos participantes como, por exemplo:
• a eliminação da idade mínima de 55 anos para a aposentadoria;
• a revisão dos benefícios dos que sofreram redução com a exigência de idade mínima;
• as regras de saldamento, que asseguram os direitos acumulados pelos participantes;
• o aumento na contribuição da Caixa – de 7% para 12% da remuneração do empregado, incluindo o complemento de mercado;
• a aplicação do incentivo de, no mínimo, 10,79% no valor do benefício saldado;
• a responsabilidade paritária com a Caixa em caso de déficit;
• o resgate total do saldo da conta, incluindo a parte da Caixa, em caso de desligamento;
• a correção dos benefícios e extensão dos incentivos e direitos aos aposentados que não migrarem para o REB.

Patrimônio dos participantes

Nos últimos quatro anos, o ativo/passivo da Fundação apresentou uma rentabilidade média de 20,7%, mantendo-se acima da meta atuarial desde 2002. Entre os motivos do superávit, estão a implantação da gestão corporativa e a melhoria dos controles de fiscalização do fundo de pensão – avanços que são frutos do trabalho dos conselheiros eleitos.

Revisão do Estatuto

Em 2005, a Funcef criou o grupo de trabalho de revisão do estatuto, proposto pelos conselheiros. Um item importante que foi contemplado é a instituição da gestão paritária em todos os órgãos da Funcef, inclusive no Comitê de Investimento.

Mudança no processo eleitoral

Fundamental para a democratização da Fundação, as eleições prevêem, agora, paridade na Diretoria Executiva, o que representa uma das conquistas mais importantes dos conselheiros eleitos.

Prevhab

Outra conquista da atual gestão é a aprovação da medida que concedeu direito, aos aposentados que eram da Prevhab e pagos por meio da Caixa Seguros, de ingressarem na Funcef. Até o momento, cerca de 2 mil assistidos já foram cadastrados.

Vote na Chapa 1 – Movimento pela Funcef

Entre os componentes da Chapa 1, está a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus, que concorre ao cargo efetivo no Conselho Deliberativo da Fundação.
Por todas essas conquistas citadas e por muitas outras, nós, da diretoria da APCEF/SP, apoiamos – nas eleições que acontecem de 25 a 31 de maio – a Chapa 1 – Movimento pela Funcef, por considerar que o trabalho desenvolvido pelos conselheiros eleitos é extremamente positivo e deve ser continuado.

Diretoria Executiva da APCEF/SP

*** Eleições de 25 a 31 de maio: saiba como votar

Empregados da ativa

Os empregados da ativa votarão pelo SISRH (4.1), com a senha de acesso ao sistema da Caixa.
Quem estiver de férias ou de licença durante todo o período de votação receberá uma senha enviada pela Funcef para a unidade de lotação. O empregado deve ir à sua unidade, retirar a senha (pessoal e intransferível) e votar pela internet – www.funcef. com.br – ou por telefone – 0800 701 06 40.
Atenção: quem retornar ao trabalho durante o período de votação – de 25 a 31 de maio -, mesmo que por apenas um dia, poderá votar somente pelo sistema da Caixa (SISRH).

Aposentados

Os aposentados também votarão pela internet ou pelo telefone, utilizando-se da senha enviada pela Funcef às suas residências.

Compartilhe: