Da Agência Fenae

Chegou a hora da decisão. Em 29 de outubro, próximo domingo, o povo brasileiro volta às urnas para escolher o presidente da República e os governadores de 10 Estados. No caso das eleições presidenciais, dois projetos antagônicos disputam o rumo a ser dado ao País no curso dos próximos quatro anos. O confronto, na verdade, coloca em campos opostos duas visões de sociedade e do Estado, duas políticas distintas para as empresas públicas.
A hora, portanto, é mais do que oportuna para reafirmar a luta por um Brasil melhor. De um lado, um candidato de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, que defende e executa um projeto popular e democrático, com crescimento, geração de empregos, distribuição de renda e inclusão social. De outro, um candidato de direita, Geraldo Alckmin, que defende e executa políticas identificadas com o liberalismo econômico ortodoxo, com o retorno ao cenário político do País da privatização de empresas como a Petrobrás, a Eletrobrás, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Em 29 de outubro, a disputa entre essas duas concepções requer que os trabalhadores se posicionem e os empregados da Caixa Econômica Federal devem participar de forma ativa desse processo.
Em um passado recente, sobretudo durante a gestão neoliberal tucano-pefelista, a Caixa foi preparada para a privatização, com seus empregados sendo obrigados a viverem situações de hostilidade e insegurança ao longo de oito anos, com ameaças de demissão sem justa causa, assédio moral, reajuste zero, desvalorização profissional e terceirização desenfreada. Com o governo Lula, a ameaça de privatização foi afastada, as demissões injustificadas foram interrompidas, houve a recuperação da auto-estima dos empregados, a política de reajuste zero foi estancada e a empresa voltou a crescer, transformando-se no principal instrumento de aplicação das políticas públicas do governo federal.

• Apoio da Diretoria da Fenae e da Diretoria da APCEF/SP

A exemplo de outras entidades representativas do movimento nacional dos empregados da Caixa, a Diretoria e o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae e a Diretoria da APCEF/SP apóiam a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O entendimento é de que Lula é o melhor para o País, é o melhor para a Caixa e é o melhor para os trabalhadores.
Essa avaliação se sustenta no fato de que Lula, em um período de quatro anos, recolocou a Caixa Econômica Federal no centro da política social do Estado brasileiro, com a reversão do desmonte da empresa e com a revalorização de seus trabalhadores. É o nosso futuro, do País e de seus trabalhadores, que está em jogo.

Compartilhe: