No início de maio, entre os dias 5 e 9, os empregados da Caixa escolherão os novos diretores e conselheiros da Funcef, o fundo de pensão dos empregados da Caixa. Durante os últimos anos, a participação dos trabalhadores foi fundamental para a conquista de avanços como a paridade na composição dos conselhos Deliberativo e Fiscal e na Diretoria Executiva, assim como reajustes reais acima da inflação por meio do Fundo de Revisão de Benefícios (FRB), que iniciou um processo de recuperação de perdas da categoria.
Também foram realizados investimentos para outras melhorias como a extinção do limite de 55 anos para aposentadoria com benefício integral.

Crescimento

A Funcef é um dos maiores fundos de pensão do País e um dos poucos em que os associados participam da gestão por meio de diretores eleitos. Desde 2002, com a eleição dos primeiros conselheiros e, em 2006, dos diretores representantes dos associados, a Funcef apresentou um salto de crescimento: passou de um patrimônio de R$ 10 bilhões em 2002 para R$ 50 bilhões neste ano.
Embora nos últimos anos a Funcef tenha registrado déficits (isso acontece quando o total do passivos é maior do que o do ativo, ambos projetados no longo prazo, até o pagamento do último benefício contratado), os resultados dos investimentos foram positivos. A maioria dos fundos de pensão foi atingida e isso aconteceu devido à conjuntura econômica.

Propostas

As principais propostas da Chapa 1 são: avançar na democratização da gestão lutando pela extinção do voto de minerva, melhorar benefícios (defesa do FRB, dos associados do REG/REPLAN não saldado, do CTVA como verba salarial em todos os planos, da justiça às mulheres pré-79 e aos aposentados do PMPP e incorporar o REB ao Novo Plano).
A Chapa 1 também propõe continuar na luta para que a Caixa pague o custo das reservas nas ações trabalhistas com reflexos nos planos. São por estes motivos que a direção da APCEF/SP apoia a Chapa 1 – Movimento pela Funcef. Por representar a unidade dos empregados e aposentados da Caixa em defesa da Fundação. Para saber mais sobre a eleição e os avanços da Funcef acesse www.chapadomovimento.org.br.

Compartilhe: