Por Fábio Jammal Makhoul – CNB/CUT

Com o adiamento da sexta rodada de negociações da campanha salarial para 19 de setembro, sexta-feira, o Dia Nacional de Luta dos Bancários, que acontece toda quinta-feira de setembro, ganha uma dimensão especial esta semana. A avaliação é do presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Vagner Freitas. Para ele, os trabalhadores devem sair às ruas em massa para mostrar aos patrões o quanto a categoria está mobilizada e quer recomposição da inflação do período (18%) nos salários.
“O Dia de Luta, agora, tem um peso maior, pois vai anteceder uma rodada importante para a melhoria da contraproposta apresentada. A negociação tem de ser encarada com seriedade, conforme os bancários pediram nos protestos de terça passada”, comentou Vagner.
“A mobilização nos bancos públicos deve crescer. Queremos que eles cumpram o acordo coletivo da categoria e não mais negociem em separado como aconteceu até o ano passado. Por isto a pressão é importante” – explicou Varela Cavalcanti, secretário de Imprensa da CNB/CUT.

Manifestações

Em 17 de setembro, os bancários voltaram a protestar, pedindo seriedade nas negociações, que deveriam ter ocorrido na data prevista. “Esperamos que este tempo a mais seja utilizado pelos banqueiros para reflexão” – ressaltou Varela.

Próxima rodada

A próxima rodada de negociações está agendada para 19 de setembro, sexta-feira, no Crowne Plaza Hotel, na capital, às 15 horas.

Compartilhe: