O Departamento de Coordenação e Governança das Estatais (Dest), subordinado ao Ministério do Planejamento, divulgou, no fim do ano passado, uma portaria que limita o número de trabalhadores em empresas estatais federais, o que afeta principalmente a Caixa.

A resolução nº 17 está em vigor desde a data da publicação no Diário Oficial de União, em 22 de dezembro de 2015, mas o banco já não contrata trabalhadores há cerca de 1 ano.

O número máximo de trabalhadores no banco agora é de 97.732 empregados, apenas 68 a mais em relação ao quadro total da instituição divulgado no balanço do terceiro trimestre do ano passado, de 97.644.
No fim de 2014, o banco público tinha cerca de 101 mil bancários. “Não foram contratados trabalhadores em 2015 sequer para repor as vagas do 3 mil colegas que saíram por meio do Programa de Apoio à Aposentadoria”, explica o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra.

“Há extrapolação constante da jornada, sobrecarga de trabalho e muito assédio moral por conta da falta de trabalhadores”, completa o diretor-presidente da APCEF/SP. “A não contratação dificulta o atendimento aos clientes. A Caixa foi campeã de reclamações no Banco Central de julho a novembro do ano passado”, completa.

O Ministério Público instaurou um inquérito civil contra o banco para investigar a não convocação de aprovados no concurso público de 2014 e, também, o descumprimento de cláusula do Acordo Coletivo de 2014/2015, que previa a contratação de 2 mil novos empregados.

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