Da Agência Fenae

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) esteve reunida no dia 9 de agosto, em Brasília, com a direção da Caixa Econômica Federal, quando cobrou solução para pendências de reivindicações específicas constantes no acordo coletivo firmado no ano passado.
Estiveram em debate problemas no programa Saúde/Caixa e algumas das questões pertinentes aos avaliadores de penhor, cuja dupla função (caixa e avaliador) vem causando prejuízos aos empregados do segmento e problemas de atendimento.
Foram discutidos, ainda, pontos como a RH 008, a RH 151, a RH 060, o clima organizacional, a estrutura das filiais e o Programa de Assistência Médica Suplementar (Pams).
Sobre o Caixa/Saúde, a Comissão Executiva apresentou os problemas apontados pelo Conselho de Usuários, além de propostas para melhorar a efetividade do programa. Dentre as demandas que precisam de urgentes soluções estão a ampliação das Rerhis para cada um dos Estados, a agilidade no desenvolvimento do Sistema de Informação, a oferta de maior capacitação dos conselheiros, a ampliação do destacamento dos integrantes de um dia para dois dias e a melhoria da comunicação. Todos as reivindicações foram repassadas para a Gerência Nacional de Saúde e Ambiência Corporativa (Gesad), para as devidas providências.

• Clima organizacional

Durante a reunião, a Supes apresentou o resultado da pesquisa de clima organizacional realizada em 2005 com os empregados da Caixa. A identificação com a empresa foi o ponto mais positivo da pesquisa, seguido do relacionamento entre pares.
Quanto aos pontos que geram clima desfavorável no trabalho, encontram-se desafio, relacionamento com a chefia e justiça e transparência. O ponto mais negativo apresentado foi o quesito estresse e sobrecarga. “Se o empregado não se dá bem com o chefe e não vê justiça, ele não se sente estimulado e isso acaba gerando acidente de trabalho” – explicou o coordenador da CEE-Caixa, Plínio Pavão.
A pesquisa revelou, ainda, que os empregados consideraram três quesitos como médios: a remuneração, o reconhecimento e o suporte.

• Pendências

Em relação ao normativo RH 008, a Caixa informou que o voto que regulamenta a reintegração dos demitidos poderá ser aprovado nos próximos dias pelo Conselho Diretor da empresa. A Caixa também está analisando o documento entregue pela Fenae e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramos Financeiro (Contraf/CUT) à presidente Maria Fernanda Coelho quanto ao RH 151, que trata da incorporação de função. A CEE-Caixa ficou de apresentar proposta de alteração do item.
O caso dos avaliadores de penhor que acumulam funções também foi apresentado à mesa de discussão. A CEE-Caixa informou a respeito dos problemas específicos enfrentados pelo segmento e solicitou que no texto do normativo RH 060, que trata da descrição dos cargos, onde houver referência à função de caixa executivo, conste apenas as atribuições específicas, para que os empregados do segmento passem a cuidar exclusivamente de penhor. A Caixa afirmou que estuda a questão e que discutirá o assunto em breve.
A Comissão Executiva apresentou, ainda, as demandas das gerências Gises e Giris. A Caixa comunicou que está estudando um projeto de reestruturação do modelo de filiais. Em relação ao antigo Pams, a empresa ficou de apresentar um relatório informando o número de devedores e de como se encontra cada um dos casos, além do total da dívida.

Compartilhe: