Da Agência Fenae

Realizada no dia 29 de agosto, na capital, a primeira rodada de negociações da campanha salarial nacional dos bancários de 2005, envolvendo o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), assegurou a data-base da categoria bancária em 1º de setembro e estendeu a manutenção das cláusulas da última Convenção Coletiva Nacional para até enquanto durarem as atuais negociações.
No encontro com os banqueiros, os bancários reafirmaram que o acordo coletivo vale para todos os bancos (públicos e privados), bem como para todos os setores que trabalham no sistema financeiro.
Na ocasião, o presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Vagner Freitas, afirmou que a 7ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, ocorrida no final de julho, em São Paulo, deliberou por uma Convenção Coletiva Nacional com mais direitos para todos os bancários em 2005.
O coordenador de negociação da Fenaban, Magnus Apostólico, mostrou preocupação com a campanha unificada da categoria bancária, argumentando que no ano passado a campanha salarial foi cara e tumultuada. Vagner Freitas contestou esses argumentos e deixou claro que não houve nenhum tumulto, mas uma greve democrática que fortaleceu a categoria, assinalando para este ano “para uma negociação com mais conquistas”.
A próxima rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban foi agendada para 6 de setembro, em São Paulo, quando serão discutidas as cláusulas econômicas, sociais e sindicais.

Compartilhe: