O Comando Nacional dos Bancários encaminhou nesta quinta-feira (12) um ofício à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) solicitando informações sobre quais providências os bancos tomarão para prevenção ao novo coronavírus.

A criação de um comitê bipartite de crise para acompanhamento do tema e a implementação de uma comunicação preventiva em todos os locais de trabalho estão entre as reivindicações feitas no ofício. O Comando também solicita informações sobre possíveis ações que os bancos irão tomar para as pessoas que estão nos grupos de risco e sobre os planos de contingência dos bancos para as fases de propagação do vírus para os departamentos e as agências bancárias.

Caixa – A direção da Caixa já divulgou alguns procedimentos internos relacionados ao coronavírus.

Além das orientações já divulgadas pelo Ministério da Saúde como manter a calma, evitar contato físico, evitar fake news e lavar sempre as mãos, a direção orientou que sejam adiadas ou suspensas reuniões, treinamentos e pontos de controle presenciais.

Também está autorizado o Projeto Remoto para empregados que regressaram de viagens em localidades com surto do COVID-19 ou que tiveram contato com pessoas que testaram positivo.
Gestantes e grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde estão autorizados a cumprir até 30 dias de trabalho remoto.

Unidades com empregados ou terceirizados com o coronavírus confirmados devem, além de afastá-los do trabalho, avisar à Geret10, Gilog e aos grupos multidisciplinares coordenados pela área de Pessoas (Geret e Suber), exceto no caso da Rede Varejo, coordenado pela Superintendência Regional, com a participação da área de Pessoas, Logística e Jurídico.

Apesar das informações já divulgadas pela Caixa, ainda falta detalhamento sobre certos temas. A empresa, por exemplo, divulgou que as unidades foram autorizadas a comprar itens como álcool em gel utilizando o “pronto-pagamento”, mas não informou se haveria aumento desta verba.

Compartilhe: