Os gerentes-gerais da Caixa fazem parte do primeiro ciclo de trabalhadores que têm sido atingidos pela Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), nova medida da direção do banco para aumentar a cobrança por venda de produtos. A política imposta de forma unilateral está entre as pautas da Campanha Nacional Unificada deste ano.

Segundo o diretor executivo do Sindicato, Dionísio Reis, entre as medidas da GDP está a assinatura pelo empregado de um acordo, no qual ele se ele compromete com as metas a serem cumpridas em um determinado período e, ainda, sendo constantemente cobrado para atingi-las. “Atualmente, minimamente, existe uma cobrança coletiva sobre a unidade em relação à sua performance. O que a Caixa pretende agora é institucionalizar a cobrança individual pelo cumprimento de metas”, destaca.

De acordo com cartilha divulgada pela Caixa, a GDP será implantada em ciclos, sendo finalizada em 2016. Segundo o dirigente, os primeiros a serem responsabilizados pelas metas são os gerentes-gerais, que têm de enviar ao bancos o quanto venderão em produtos e, posteriormente, a medida se estenderá aos demais.

Dionísio Reis afirma ainda que essa mudança, sem qualquer discussão com o movimento sindical, vai ampliar a cobrança por resultados e o assédio moral para a venda de produtos. A pressão vai aumentar entre os empregados e, da mesma forma que a Caixa tenta impor a GDP, os bancários serão cobrados mesmo se precisarem se afastar devido a adoecimento. “Isso é um absurdo com o qual não concordamos. Os empregados têm de entrar na Campanha Nacional Unificada deste ano tendo como uma das prioridades que a Caixa abra o debate sobre a GDP e passe a adotar política que priorize a gestão de pessoas e não apenas e somente a gestão por resultados”, diz ele.

Na avaliação do integrante da Comissão Executiva dos Empregados, a Caixa tenta se eximir de sua política equivocada de ampliar o número de agências sem o devido acompanhamento da ampliação do número de empregados por unidade.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

 

 

Compartilhe: