Da Agência Fenae

A cerimônia de posse dos conselheiros eleitos da Funcef, segundo o regulamento do processo eleitoral, está prevista para ocorrer no dia 1º de junho. Serão empossados, na ocasião, os titulares e suplentes escolhidos para uma vaga de representante dos associados no Conselho Deliberativo e para uma vaga no Conselho Fiscal. O resultado das eleições foi divulgado pela Comissão Eleitoral no início da noite da última sexta-feira, dia 11.

Os eleitos integram a Chapa 1 – “Movimento pela Funcef”, que recebeu o respaldo da ampla maioria das entidades associativas e sindicais dos empregados da Caixa.

O pleito foi realizado entre os dias 7 e 11 de maio e contou com cinco chapas concorrentes. A votação nas chapas foi a seguinte: Chapa 1 – “Movimento pela Funcef” (12.936 votos – cerca de 39% dos votos válidos), Chapa 2 – “A Chapa d@s Associad@s” (8.735 votos), Chapa 3 –“Funcef de Base e Independente” (4.660 votos), Chapa 4 – “Renovação na Funcef – uma Gestão com Transparência e Compromisso” (4.536 votos) e Chapa 5 – “Alternativa” (2.553 votos). Os votos em branco foram 474 e os nulos, 531.

A escolha dos membros que vão representar os associados nos conselhos da Funcef foi respaldada por um total de 33.420 participantes, aposentados e pensionistas. Essa paridade na gestão está prevista no Estatuto e é realizada em ambos os conselhos (Deliberativo e Fiscal) desde 2002, como resultado da luta das entidades representativas dos empregados da Caixa por gestão compartilhada nas instâncias de decisão da Fundação.

No Conselho Deliberativo, a paridade ocorre com três representantes eleitos pelos associados e três membros indicados pela patrocinadora. O Conselho Fiscal é constituído, também paritariamente, por dois eleitos e dois indicados.

Pelo Estatuto da Funcef, a renovação de pelo menos um terço dos conselheiros eleitos deve ser realizada de dois em dois anos. Em 2010, foram eleitos dois membros para o Conselho Deliberativo, um para o Conselho Fiscal e seus devidos suplentes.

A atual conselheira deliberativa eleita, Fabiana Matheus, que também é diretora de Administração e Finanças da Fenae, considera o resultado desse processo eleitoral uma vitória dos associados. Foram escolhidos, segundo ela, representantes comprometidos com a luta coletiva, sendo isto imprescindível para fortalecer a participação dos trabalhadores na gestão da Funcef. “O desafio, agora, é buscar novos avanços”.

Serão empossados os seguintes representantes eleitos:
Conselho Deliberativo
Titular: Antônio Luiz Fermino (PR).
Suplente: Marco Antônio de Oliveira Moita (RJ).

Conselho Fiscal
Titular: Regina Maria da Costa Britto Pereira (GO).
Suplente: Francisco Vagner Dantes Leite (CE).

 

Compartilhe: