Julho será um mês decisivo na elaboração das reivindicações dos bancários para a Campanha Nacional 2012.
Nos próximos dias 20, 21 e 22 acontece a 14ª Conferência Nacional dos Bancários, em Curitiba, no Paraná. Este é o maior e mais importante fórum do País de deliberações da categoria e o qual definirá a pauta de reivindicações da campanha salarial deste ano.
Conferência – o propósito da realização desse fórum de discussões é construir um amplo processo democrático de participação dos bancários de bancos públicos e privados, culminando em uma grande mobilização que resulte em uma campanha salarial vitoriosa, com novas conquistas para a categoria.
Debates – as discussões do encontro girarão em torno de quatro eixos temáticos:
– emprego, com ênfase para questões relativas à terceirização, correspondentes bancários, rotatividade e demissões;
– remuneração, com abordagem sobre aumento real, reajuste do piso salarial, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), previdência complementar e Plano de Cargos e Salários (PCS);
– saúde, condições de trabalho e segurança bancária, com ênfase ao combate do assédio moral e das metas abusivas e a luta por segurança bancária;
– sistema financeiro nacional, destaque para a redução dos juros e spread bancários, a regulação do sistema financeiro mundial, a Conferência Nacional do Sistema Financeiro, o papel dos bancos públicos e o crédito socialmente responsável.
Outros eixos – os debates levarão em consideração, também, questões de gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência, como parte da luta por igualdade de oportunidades nos bancos.
Para a Contraf-CUT, organizadora da Conferência Nacional, o tema igualdade de oportunidades deve estar presente nas discussões e negociações sobre remuneração, emprego, saúde, segurança e cláusulas sociais (transversalização), sendo ainda necessário lutar para incorporar, à Convenção Coletiva, os avanços conquistados na mesa temática de igualdade de oportunidades.
Caixa – a Conferência Nacional é importante para todos os bancários do País, inclusive os empregados da Caixa que, embora debatam seus itens específicos em mesa de negociação permanente com a direção do banco, são contemplados com todas as conquistas sociais e econômicas (inclua-se, aqui, o índice de reajuste) advindas das negociações do Comando Nacional dos Bancários com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
“É bom ressaltar que os empregados da Caixa estão inseridos em todo o processo da Campanha Salarial e que a Conferência Nacional é um importante momento nesse período pré-negocial”, afirmou o diretor-presidente da APCEF, Sérgio Takemoto. “A hora de definirmos os eixos para o embate com os banqueiros é agora. Agora também começa a mobilização efetiva da categoria na luta por novas conquistas e pela manutenção de direitos”, completou o dirigente da Associação.
Acompanhe tudo sobre a Campanha Salarial 2012 em nosso site.

O Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), que aconteceu em junho,
na cidade de Guarulhos, é um importante fórum de discussão que subsidia a Conferência Nacional, além de definir os itens que serão debatidos com a direção do banco na mesa de negociações permanentes
Foto: Dino dos Santos – Seeb/SP

Compartilhe: