Na última terça-feira, 21 de janeiro, ocorreu em Brasília o Fórum Paritário sobre Condições de Trabalho. O avanço alcançado pelos empregados foi o reconhecimento por parte da Caixa que há falhas no sistema de ponto podendo ocorrer fraude e gerar trabalho gratuito. O problema já havia sido debatido em outras reuniões do fórum que discute condições de trabalho. Há tempos os trabalhadores da Caixa lutam para combater a extrapolação da jornada.

Desde 2012, a Caixa concordou em implantar um sistema de login único de modo que o Sipon não permitisse mais a jornada fraudulenta, porém, o mesmo nunca funcionou. Desde então, os empregados pressionam e cobram uma solução definitiva.
De acordo com representantes da Caixa, o sistema de registro de ponto será corrigido a partir de 23 de janeiro nas agências de todo o país. A partir desta data, o sistema deverá “travar” após o ponto eletrônico ser registrado e a senha do empregado funcionará em uma única estação de trabalho.

Segundo o integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Dionísio Reis, “a notícia é boa para os trabalhadores, que estão conseguindo fazer do fórum um espaço de discussão e luta”. Outro ponto que ficou acordada no encontro, foi a retirada da atribuição do preenchimento do Termo de Verificação de Ambiência (TVA) dos tesoureiros que, reconhecidamente, já desempenham muitas atividades. De acordo com Dionísio, essa é uma reivindicação antiga dos tesoureiros, que já têm atribuições em excesso.

Foram discutidas também mudanças no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o pagamento de 100% das horas extras aos empregados de agências com até quinze bancários, que serão retomados no próximo encontro.

De acordo com Dionísio, o resultado da reunião foi positivo, mas ainda há muito a fazer. “O fórum apresentou avanços, comopor exemplo, o acerto da jornada. Mas está faltando a Caixa trazer números sobre o dimensionamento das agências para que possamos discutir como melhorar as condições de trabalho e o atendimento ao cliente”, reivindica. O próximo Fórum Paritário sobre condições de trabalho está agendado para 13 de fevereiro.
 

Compartilhe: