O auxílio de renda básica no valor de R$ 600 que deve ser concedido às pessoas desempregadas, MEIs e trabalhadores informais, segundo informado pelo governo, deve ser pago pela Caixa, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste, agências lotéricas e Correios.

Matéria divulgada pela CNN Brasil, em 27 de março, afirma que a Caixa se prepara para lançar uma conta digital para dar agilidade ao repasse do dinheiro prometido aos brasileiros. Após aprovação do Senado nesta segunda-feira (30), deve ocorrer a sanção presidencial.

A APCEF/SP tem verificado em visita às agências que, mesmo com as medidas anunciadas pela direção da Caixa para reduzir a presença de clientes nas unidades, ainda há aglomerações em frente das agências. Também há vários relatos de que o sistema disponível para o teletrabalho apresenta problemas e as cobranças recebidas pelos empregados não têm levado em conta esta situação.

Casas lotéricas – Quanto ao atendimento nas casas lotéricas, o governo havia publicado na quinta-feira (26) o decreto 10.292 que alterou a lista de serviços essenciais oferecidos durante o isolamento por causa do novo coronavírus (Covid-19) e autorizou a abertura das casas lotéricas.

No entanto, na sexta-feira (27), a Justiça Federal proibiu o governo federal de adotar medidas contrárias ao isolamento social como forma de prevenção da Covid-19. Também suspendeu a validade de dois decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro que classificaram casas lotéricas como serviços essenciais, o que permitia seu funcionamento mesmo com proibições de aglomerações em estados e municípios. A medida vale para todo o Brasil. A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que irá recorrer.

:: Caso tenha dúvida sobre os procedimentos adotados em meio à pandemia do coronavírus, clique aqui.

:: Acompanhe nossas publicações nas redes sociais: InstagramFacebook e Twitter.

Compartilhe: