No período de janeiro a maio de 2016 a Caixa reduziu 1.368 postos de trabalho. Os dados são da Pesquisa do Emprego Bancário (PEB), divulgada nesta quarta-feira (29), pela Contraf-CUT, em parceria com o Dieese, com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Lembrando que em todo o ano de 2015 o banco extinguiu 2.497 postos.

Com isso, a Caixa sozinha é responsável por 23% dos fechamentos de vagas nos bancos do país. Ao todo, somando todos os bancos, já foram fechados 5.998 postos este ano.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o corte de vagas mais que dobrou, com crescimento de 105,05% (em 2015, o saldo foi de 2.925 no mesmo período analisado).

 “Mesmo sendo o setor que mais lucra no Brasil, o sistema financeiro continua com sua onda de demissões. São seis mil empregos a menos, isso é alarmante, porque significa um crescimento de mais de 100% na redução nos postos de trabalho, em relação ao mesmo período de 2015. Um mecanismo imperdoável adotado pelos bancos, que não contribui para o desenvolvimento social e econômico do país”, critica Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT.

Compartilhe: