Os bancos, incluindo a Caixa, continuam desrespeitando os trabalhadores no feriado do Dia da Emancipação de Osasco, nesta quarta-feira 19, e funcionarão normalmente neste dia. As instituições querem desrespeitar a legislação trabalhista e não pagar horas extras para quem trabalha no feriado.

A direção da Caixa não informou se irá pagar a hora extra de 100% corresponde ao trabalho em feriado. Isso, coincidentemente no dia que anunciou um lucro de R$ 21,1 bilhões em 2019.

A APCEF/SP está cobrando para que o banco faça o pagamento já que decidiu abrir no feriado. Inicialmente as entidades representativas tentaram convencer os bancos a não abrir na data, mas as instituições preferiram a abertura.

O Bradesco anunciou que sua matriz, a Cidade de Deus, vai operar em regime de contingenciamento, e que suas agências no município estarão funcionando normalmente. Mas confirmou que pagará horas extras tantos para os trabalhadores da Cidade de Deus quanto para os das agências.

Em 2009, a Fenaban (federação dos bancos) ganhou ação judicial contra a prefeitura para que os bancos pudessem funcionar no feriado municipal de 19 de fevereiro. Desde então, os demais ramos da economia, como comércio e indústria, bem como órgãos públicos e escolas permanecem fechados neste dia, mas os bancos operam normalmente.

Compartilhe: