Da Agência Fenae

Os representantes da Caixa reafirmaram na rodada de negociação de hoje, dia 29, com o Comando Nacional e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) a decisão da empresa de seguir o acordo que for firmado entre a categoria bancária e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nos itens econômicos, inclusive Participação nos Lucos e Resultados (PLR).
A empresa prorrogou o acordo coletivo em vigor até o dia 31 de outubro.
A Caixa apresentou também, na negociação de hoje, proposta para quatro itens das questões específicas em negociação na campanha salarial deste ano:
1) Fim do caixa flutuante: a Caixa compromete-se com a extinção do caixa flutuante e com a criação do cargo de caixa executivo no Plano de Cargos Comissionados (PCC). A medida a ser implementada a partir de 1º de janeiro de 2006 implicará na abertura de 7.622 cargos, dos quais 3.958 serão ocupados com os atuais caixas efetivos. Os atuais caixas flutuantes terão a oportunidade de se efetivarem como caixas executivos.
2)Tesoureiros: a proposta da empresa é fazer novo enquadramento dos 2.500 tesoureiros na tabela de remuneração, passando de TA3 para TA4. Isso representaria acréscimo de 18,78% na gratificação e de 12,53% no piso. O enquadramento é também para 1º de janeiro do próximo ano. A proposta apresentada pela empresa está distante da reivindicação dos tesoureiros, que é de mudança do nível TA3 para TA6.
3)Negociação de dívidas: a empresa compromete-se com o reescalonamento das dívidas dos empregados, com taxas e prazos mais favoráveis. Em aproximadamente 10 dias a Caixa divulgará as taxas, os prazos e os demais critérios do reescalonamento.
4) Assédio moral: a Caixa comprometeu-se com a implementação de projeto de combate ao assédio moral e solicitou que a CEE-Caixa apresente projeto para discussão.
Os representantes dos empregados registraram na mesa de negociação o entendimento de que as definições apresentadas hoje para a Caixa representam avanços importantes para o desenrolar da campanha salarial. Mas disseram também que as expectativas dos trabalhadores estão ainda distantes de serem atendidas.
Nesta sexta-feira, dia 30, a Comissão Executiva dos Empregados reúne-se com representantes da empresa para tratar de Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), projeto “Agência Segura” e Plano Negocial Participativo (metas).

Compartilhe: