Os avaliadores de penhor da Caixa se reuniram nesta terça-feira, dia 19, em São Paulo, para discutir com as entidades representativas (APCEF/SP e Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região) as medidas que foram tomadas após o início da mobilização contra o corte do adicional de insalubridade. O encontro foi uma continuidade da reunião ocorrida no último dia 6 e foi realizado na regional Paulista do sindicato.

No dia 5 deste mesmo mês, a Caixa havia anunciado o fim do pagamento de adicional de insalubridade para os avaliadores de penhor. A alegação do banco era que laudos feitos por empresas contratadas apontavam não haver risco à saúde no ambiente de trabalho destes empregados.

No entanto, os avaliadores relataram que os procedimentos adotados pela empresa contratada pela Caixa para esta averiguação não condizem com a realidade.

Na reunião desta terça-feira, as entidades representativas informaram aos avaliadores o andamento deste processo e o resultado da última mesa de negociação permanente, ocorrida no dia 12, onde a Caixa aceitou manter o pagamento em julho. Na ocasião também ficou estipulado que, até o dia 11 de agosto, a CEE/Caixa teria que apresentar um contra-laudo.

Na mesma data a Contraf-CUT entregou um ofício com questionamentos à Caixa. No dia 15 o banco respondeu o documento informando que irá estender a suspenção do corte no pagamento do adicional de insalubridade por 90 dias a contar do dia 12 de julho.

As entidades também discutiram com os empregados sobre o processo de elaboração do laudo e definiram qual unidade em que este primeiro contra-laudo será feito. O que deverá ocorrer na próxima semana.

Dia Nacional de Luta

Por conta da ameaça de retirada de direitos, como a ocorrida com os avaliadores do penhor, foi realizado nesta quarta-feira, dia 20, o Dia Nacional de Luta. “Foi muito importante a participação dos empregados nesta mobilização, juntos estamos construindo o processo de enfrentamento”, ressaltou Claudia Fumiko Tome, dirigente da APCEF/SP.

Para conferir as fotos das manifestações que ocorreram em São Paulo basta acessar a página oficial da APCEF/SP no Facebook ou o perfil do Instagram.

carta aberta aos empregados continuará disponível para ser lida e debatida entre os trabalhadores do banco.

 

Compartilhe: