A APCEF/SP, assim como outras entidades representativas de trabalhadores, repudia a atitude tomada pelos gestores da Nossa Caixa, que demitiram, em 8 de maio, o dirigente sindical Dirceu Travesso. A direção do banco alegou que Dirceu faltava demais ao trabalho. No entanto, o dirigente tem documentado todos os seus pedidos de afastamento para exercer atividades sindicais. “A direção da Nossa Caixa está adotando a política tucana, que tão bem conhecemos, de atacar a organização dos trabalhadores para quebrar a resistência à privatização. Não importa se o trabalhador faz parte da oposição às atuais lideranças das entidades representativas de trabalhadores, seus direitos precisam ser respeitados” – explicou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto.
Dirceu Travesso foi diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, ajudou a fundar e fez parte da Executiva Nacional da CUT. Atualmente, é dirigente da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) e coordenador nacional do Movimento Nacional de Oposição Bancária (MNOB).
O Sindicato dos Bancários enviou diversos documentos comprovando a participação e a atuação de Dirceu na Conlutas e exigiu a imediata readmissão do funcionário. Representantes dos bancários ressaltam que a demissão de Dirceu Travesso abre um perigoso precedente contra os trabalhadores.

Compartilhe: