A APCEF/SP participou do 4º Seminário Internacional do Instituto Lavoro ocorrido nos dias 21 e 22 de novembro na capital paulista. O evento teve como tema “O futuro do trabalho e o trabalho do futuro” e teve o apoio de entidades como a Fenae e a CUT.

Os painéis contaram com palestrantes de diversos países mostrando a situação da legislação trabalhista na Itália, França, América do Norte e Espanha, além do Brasil.

O eixo de reflexão proposto para este ano foi a necessária tomada de consciência sobre a era do totalitarismo neoliberal em que vivemos para quem sabe, construir uma reação coletiva.

Algumas das discussões propostas foram: “O que foi feito do Estado e dos direitos sociais?”, “Qual é a sociabilidade (solidariedade) possível no contexto atual?”, “Como demonstrar que os problemas são estruturais e as soluções, coletivas?” e “Qual o ponto-crítico da contradição social que causará uma reação?”.

A base teórica do Seminário reside nas aulas ministradas pela filósofa Marilena Chauí e as pesquisas da cientista social Esther Solano, que participaram de Ciclo de Debates promovido pelo Instituto Lavoro em parceria com a Casa do Saber no primeiro semestre de 2019, em São Paulo.

Compartilhe: