Normal
0
21

false
false
false

MicrosoftInternetExplorer4

A APCEF e a Organização Não Governamental (ONG) Moradia e Cidadania desenvolvem muitos projetos no clube, na capital, em Interlagos, com o Projeto Centro de Desenvolvimento Humano (CDH-Cecom)

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:”Times New Roman”;
mso-ansi-language:#0400;
mso-fareast-language:#0400;
mso-bidi-language:#0400;}

A ONG foi criada durante o Comitê da Ação da Cidadania dos Empregados da Caixa Econômica Federal, formado em 1993 e é responsável por iniciativas como: educação, geração de trabalho e renda e apoio às ações de combate à fome e à miséria para comunidades de baixa renda.

O objetivo é atender aos moradores das comunidades próximas ao clube da APCEF. Um dos cursos mais procurados é a oficina de corte e costura, iniciada em 2010, contando com seis máquinas de costura doadas pela APCEF.

Atualmente são desenvolvidas as seguintes atividades, ministradas por professores, voluntários, artesãos e parceiros que contribuem com sua experiência: alfabetização de adultos, artesanato em geral, bolsas e acessórios com o reaproveitamento de lonas publicitárias, capoeira, corte e costura, espanhol, fuxico, inclusão digital, inglês, lego, patchwork, pintura em tecido, pintura em tela, reforço escolar, iniciação esportiva, dança de salão, hashi e violão.

O que dizem os participantes do Projeto CDH-Cecom

simone

“Faço o curso de espanhol há dezoito meses. Sei que isso ajudará muito na minha formação profissional, já que pretendo retomar a faculdade; o curso de publicidade e propaganda que abandonei. No momento não estou trabalhando, por isso não tenho condições de dar sequência aos estudos”. Simone Quevitas está com 28 anos mora no Jardim Consórcio com o pai, o avô e mais dez familiares.

 

eliel - ONG

“Sou aposentado e para ocupar o dia participo de duas oficinas do projeto: faço violão e espanhol. Quando aprendo coisas novas até me sinto mais jovem. Estou participando a quase dois anos e tudo isso também ajuda a minha memória!”. Eliel Reis mora com a esposa, filho e dois netos, no Jardim Consórcio e está com 60 anos.

 

inês - ONG

“Sou professora voluntária de inglês no projeto e faço aulas de espanhol. Todas essas atividades são importantes para as comunidades carentes do entorno que freqüentam essas oficinas”. Inês Ikuko Yano participa a dois anos.

 

neide ong

“Trabalhar com artesanato complementa minha renda familiar”. Assim começa o depoimento da Neide Maria Gomes de 42 anos, que mora no Jardim Joanísia com o marido e três filhos. “No projeto, faço oficinas de corte e costura, crochê e patchwork. Acho muito importante essa oportunidade e aproveito o máximo que posso!”

 

vinicius ong

“Atualmente minha renda vem das aulas particulares de violão que ministro. Aprendi a tocar o instrumento na oficina do projeto, onde estou há dois anos. Também já fiz teatro.”. Vinícius de Brito Brandão mora com os pais e três irmãos, na Vila Constância e é formado no segundo grau.

 

Projeto Cidadãos do Esporte

Em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, a APCEF também promove o Projeto Cidadãos do Esporte, com aulas de diversas modalidades esportivas, além de recreação e atividades educativas com crianças das comunidades carentes próximas ao clube, na zona Sul da capital.

 

kemilly ong

“Estou no projeto a três anos e pratico todas as modalidades esportivas. Gosto mais de jogar tênis e gostaria de um dia poder participar de uma competição oficial da modalidade, mas, o meu maior sonho é ser professora de Língua Portuguesa”. Kemilly Steffani está com 10 anos, mora com a mãe, a avó, a irmã, a tia e os tios, na Vila Nova Americanópolis.

 

 gabriel ong

“Moro com a minha mãe e ela trabalha o dia todo. Pela manhã vou a escola, estou na sétima série e, no período da tarde, venho para o projeto. Faço aulas de tênis e natação. É muito importante pra mim a prática esportiva e também esse convívio com os colegas. Quando me formar quero trabalhar com eletrônica e robótica”. Gabriel Souto Saragoça tem 12 anos e mora na Vila Joaníza.

 

jadson ong

“Faço todas as modalidades esportivas. Adoro participar deste projeto, das oficinas e da parte recreativa. Dos esportes, gosto mais de natação e futebol. Estou na oitava série e também participo de oficinas da Aldeia do Futuro de artes, leitura e teatro”. Jason Souza Silva está com 13 anos e participa do Projeto Cidadãos do Esporte desde 2006.

Compartilhe: