Em 6 de dezembro, cerca de 130 empregados – entre ativos e aposentados – participaram de seminário, organizado pela APCEF/SP, para apresentação dos trabalhos do GT Funcef e GT Saúde, na capital.
Estiveram presentes ao evento e fizeram parte da mesa a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus; o presidente da Feeb-SP/MS, David Zaia; o representante da Fetec-SP/CUT, Sérgio Soares; o diretor de Benefícios da Funcef, Sérgio Francisco da Silva; o responsável pela Coordenação de Relacionamento da Fundação (Corel), Valmir Gôngora; o diretor-presidente da Fenae, membro eleito do Conselho Deliberativo do fundo de pensão e integrante do GT Funcef, José Carlos Alonso; o diretor de Aposentados da APCEF/SP e membro eleito do Conselho Fiscal da Funcef, Moysés Leiner; e o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) e integrante do GT Saúde, Plínio Pavão.
Fabiana Matheus, coordenadora da mesa, fez um breve histórico sobre a luta das entidades pelos interesses dos empregados, ressaltando dois momentos de intensa participação do movimento contra o autoritarismo e a falta de diálogo da direção da Caixa: o processo de migração para o REB, em 1998, e a implantação no PAMS Caixa, em 2000.
“Num passado recente, os empregados não tinham espaço para o debate dentro da Caixa. O que presenciávamos eram imposições de projetos, pela diretoria da Caixa, que não tinha a mínima preocupação em discutir seus teores e implicações com os trabalhadores. Assim foi com a implantação do Saúde Caixa – no qual os empregados foram praticamente obrigados a aderir ao novo plano e, ainda, a assumir com 100% da responsabilidade por possíveis déficits – e com a campanha de migração para o REB” – comentou Fabiana Matheus.
A diretora-presidente da APCEF/SP ressaltou, também, que a viabilidade da criação de grupos de trabalho e a possibilidade de se abrir debates, buscando alternativas tanto para a área de saúde quanto relativas à Funcef, entre outros, só foi possível pela mobilização dos empregados e suas entidades representativas.
“A Associação pretende iniciar, em janeiro de 2004, encontros nas diversas regiões do Estado. Nosso objetivo é divulgar os trabalhos feitos até o momento, levantar propostas e esclarecer dúvidas sobre os grupos de trabalho que integram o quadro de negociação permanente com a Caixa” – completou Fabiana.
O evento teve seqüência com a apresentação dos resultados dos trabalhos do GT Saúde, por Plínio Pavão, um resumo sobre a Funcef e seus investimentos, por Sérgio Francisco, e os detalhes do novo modelo de plano de benefícios da Fundação, por José Carlos Alonso.
Após cada explanação, os empregados tiveram a oportunidade de questionar e esclarecer dúvidas sobre os assuntos em pauta.
Acompanhe em nossa página na internet e na próxima edição do jornal “APCEF em Movimento”, edição 617, de 15 de dezembro, os principais questionamentos dos empregados e os esclarecimentos.

Grupos de Trabalho: Funcef e Saúde

Os representantes do GT Saúde e GT Funcef pautaram seus trabalhos – iniciados, respectivamente, em maio e agosto deste ano – nas resoluções do XIX Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef).

– GT Saúde: formado a partir do processo de negociação permanente com a Caixa, o grupo de trabalho é paritário e tem como integrantes três representantes indicados pela Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) – Plínio Pavão, Francisco Erismar da Silva e Jaílson Bueno Prodes -, três pela Caixa – Christian Vieira Castro, Maria Júlia Arrais de Morais Moreira e Luiz Márcio Carvalho de Andrade – e um pela Fenacef – Laura Augusta Gatti Vitral.

– GT Funcef: o grupo de trabalho tem como integrantes, indicados pela CNB/CUT –
titulares: Amanda Angélica Cardoso, Antônio Bráulio de Carvalho e Carlos Levino Villanova; suplentes: Emanuel Souza de Jesus, José Carlos Alonso e Luiz Antônio Tauffer Padilha; indicados pela Caixa – titulares: Adeir José da Silva, Gilda Gregório e Paulo Sérgio Ferreira; suplentes: Luiz Otávio Cuiabano, João Alberto Garcia Moschkovich e Nilton Fraiberg Machado; indicados pela Funcef – titulares: Francisco de Assis Milfont (coordenador), Luiz Henrique Palma e Sidney Salema da Silva; suplentes: Miguel Rosa, Eugênio de Resende e Marlene de Fátima Silva.

Compartilhe: